ESTADO DO CONHECIMENTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICA REFLEXIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11426

Palabras clave:

Estado do conhecimento, Prática reflexiva, Formação de professores, Prática docente

Resumen

Pesquisar sobre a formação de professores em exercício fomentou a realização de uma revisão de literatura, intencionando analisar as concepções de prática reflexiva que emergem nas pesquisas sobre a formação de profissionais da educação em exercício. Para tanto, o campo empírico foi constituído por teses e dissertações publicadas no catálogo do Banco de Teses da Capes, no período de 2007 a 2012, a partir dos descritores “prática reflexiva”, professor reflexivo”, “formação em exercício/serviço”. Na realização deste trabalho, as pesquisas voltadas para a valorização dos profissionais da docência e sua formação serviram de base teórica, estabelecendo um diálogo com os estudos de Schön (1995; 2000), Zeicnher (1993; 1995; 2008), entre outros autores. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada na organização dos dados, referendado em Bardin (2010). Os resultados demonstram que os estudos focalizam as influências da formação em exercício sobre o trabalho pedagógico dos professores em sala de aula, assim como buscam analisar as políticas públicas de formação docente e as ações tomadas pelas instituições superiores de ensino ao implantarem essas formações emergenciais. Os dados revelam que embora defenda-se a formação prática reflexiva, os cursos apresentam fragilidades nas suas proposições em fomentar mudanças nas práticas dos professores-cursistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Professora Adjunta da Universidade Estadual   do   Sudoeste   da   Bahia (UESB).   Professora   do   Programa   de   Pós-Graduação   em   Educação   da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB).  

Citas

ALARCÃO I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. Editora: Cortez, 2011.

AQUINO, J. G; MUSSI, M. C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 2111-227, jul./dez. 2001.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Ed. revista e atualizada. Edições 70, Lda. Lisboa/Portugal, 2010.

BAUER, A. Avaliação do impacto da formação docente em serviço: O Programa Letra e Vida. Tese de Doutorado, USP: São Paulo, 2011;

BELLO, I. M. Formação superior de professores em serviço: um estudo sobre o processo de certificação do magistério no Brasil. Tese de Doutorado, USP: São Paulo, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2009;

BRZEZINSKI, I. Formação de profissionais da educação (2003-2010). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014.

CABRAL, G. G. Formação superior de professores em serviço e práticas pedagógicas: análise da efetividade das políticas da primeira década do século XXI no estado do Acre. Tese de Doutorado, UFMG: Belo Horizonte, 2010.

CRUZ, L.. M.; BARRETO, A. C. F.; FERREIRA, L. G. Caminhos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva freireana. Com a Palavra o Professor, v. 5, n. 12, maio-agosto/ 2020.

FERREIRA, L. G.; ABREU, R. M. de A. Características e desafios dos/nos anos iniciais do ensino fundamental: vozes de estagiários. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, 2021. p. 1-31. 2021.

FERREIRA, L. G. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 1, 2020. p. 57-71.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. – Brasília: UNESCO, 2009.

GOMES, F. B. A Formação do formador: sujeitos formadores a sujeitos em formação. Dissertação de Mestrado. Universidade da Cidade de São Paulo: SP, 2008.

MENEZES, M. de F. S. A formação de professores municipais de Ceres em pedagogia pela licenciatura plena parcelada – um estudo de caso. Dissertação de Mestrado, PUC – Goiás, 2008.

MIRANDA C. de M. O lugar das práticas profissionais de alunas- professoras no processo de formação do curso de pedagogia. Dissertação de Mestrado, UFSJ: São João Del Rei – MG, 2010.

MIZUKAMI, M. G. N., et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

OLIVEIRA, S. S. Formação de professores na modalidade a distância: a docência, o ensino e a prática pedagógica em discussão. Dissertação de Mestrado, UFPI: Teresina, 2012.

OLIVEIRA, M. B de. As contribuições do proformação/UFRN para a melhoria da prática pedagógica de professores. Dissertação de Mestrado, UFRN: Rio Grande do Norte, 2010;

OLIVEIRA, A. S. de. Quando o professor se torna aluno: tensões, desafios e potencialidades da formação em serviço. Dissertação de Mestrado, USP: São Paulo, 2009;

RAMOS, R. P. R. A formação inicial em serviço: lugar de encontro e de (re)significação do ser-saber-fazer de professores. Tese de Doutorado, UFSCAR: São Paulo, 2011;

SALES, V. M. B. Formação e Prática de Professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE. 2011. Dissertação (Mestrado) UECE: Fortaleza- CE, 2011.

SALES, M. das G. G. M. Educação Superior a Distância na Formação de Professores: entre fios e desafios, uma experiência formativa? Dissertação de Mestrado, UFF: Rio de Janeiro, 2008;

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Artmed: Porto Alegre, 2000.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NOVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote. 2. ed., 1995.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VALA, J. A análise de conteúdo. In: SILVA, A. S.; PINTO, J. M. (Orgs.). Metodologia das Ciências Sociais. 16 ed. Porto: Edicões Afrontamento, 2014.

ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.

ZEICHNER, K. M. Novos Caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Dom Quixote. Lisboa, 1995

ZEICHNER, K. M. A Formação Reflexiva de Professores: idéias e Práticas. Educa. Lisboa, 1993.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Ferraz, R. D. (2022). ESTADO DO CONHECIMENTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICA REFLEXIVA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-20. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11426

Número

Sección

Artigos