ESTADO DO CONHECIMENTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICA REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11426Palabras clave:
Estado do conhecimento, Prática reflexiva, Formação de professores, Prática docenteResumen
Pesquisar sobre a formação de professores em exercício fomentou a realização de uma revisão de literatura, intencionando analisar as concepções de prática reflexiva que emergem nas pesquisas sobre a formação de profissionais da educação em exercício. Para tanto, o campo empírico foi constituído por teses e dissertações publicadas no catálogo do Banco de Teses da Capes, no período de 2007 a 2012, a partir dos descritores “prática reflexiva”, professor reflexivo”, “formação em exercício/serviço”. Na realização deste trabalho, as pesquisas voltadas para a valorização dos profissionais da docência e sua formação serviram de base teórica, estabelecendo um diálogo com os estudos de Schön (1995; 2000), Zeicnher (1993; 1995; 2008), entre outros autores. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada na organização dos dados, referendado em Bardin (2010). Os resultados demonstram que os estudos focalizam as influências da formação em exercício sobre o trabalho pedagógico dos professores em sala de aula, assim como buscam analisar as políticas públicas de formação docente e as ações tomadas pelas instituições superiores de ensino ao implantarem essas formações emergenciais. Os dados revelam que embora defenda-se a formação prática reflexiva, os cursos apresentam fragilidades nas suas proposições em fomentar mudanças nas práticas dos professores-cursistas.
Descargas
Citas
ALARCÃO I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. Editora: Cortez, 2011.
AQUINO, J. G; MUSSI, M. C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 2111-227, jul./dez. 2001.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Ed. revista e atualizada. Edições 70, Lda. Lisboa/Portugal, 2010.
BAUER, A. Avaliação do impacto da formação docente em serviço: O Programa Letra e Vida. Tese de Doutorado, USP: São Paulo, 2011;
BELLO, I. M. Formação superior de professores em serviço: um estudo sobre o processo de certificação do magistério no Brasil. Tese de Doutorado, USP: São Paulo, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2009;
BRZEZINSKI, I. Formação de profissionais da educação (2003-2010). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014.
CABRAL, G. G. Formação superior de professores em serviço e práticas pedagógicas: análise da efetividade das políticas da primeira década do século XXI no estado do Acre. Tese de Doutorado, UFMG: Belo Horizonte, 2010.
CRUZ, L.. M.; BARRETO, A. C. F.; FERREIRA, L. G. Caminhos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva freireana. Com a Palavra o Professor, v. 5, n. 12, maio-agosto/ 2020.
FERREIRA, L. G.; ABREU, R. M. de A. Características e desafios dos/nos anos iniciais do ensino fundamental: vozes de estagiários. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, 2021. p. 1-31. 2021.
FERREIRA, L. G. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 1, 2020. p. 57-71.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. – Brasília: UNESCO, 2009.
GOMES, F. B. A Formação do formador: sujeitos formadores a sujeitos em formação. Dissertação de Mestrado. Universidade da Cidade de São Paulo: SP, 2008.
MENEZES, M. de F. S. A formação de professores municipais de Ceres em pedagogia pela licenciatura plena parcelada – um estudo de caso. Dissertação de Mestrado, PUC – Goiás, 2008.
MIRANDA C. de M. O lugar das práticas profissionais de alunas- professoras no processo de formação do curso de pedagogia. Dissertação de Mestrado, UFSJ: São João Del Rei – MG, 2010.
MIZUKAMI, M. G. N., et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
OLIVEIRA, S. S. Formação de professores na modalidade a distância: a docência, o ensino e a prática pedagógica em discussão. Dissertação de Mestrado, UFPI: Teresina, 2012.
OLIVEIRA, M. B de. As contribuições do proformação/UFRN para a melhoria da prática pedagógica de professores. Dissertação de Mestrado, UFRN: Rio Grande do Norte, 2010;
OLIVEIRA, A. S. de. Quando o professor se torna aluno: tensões, desafios e potencialidades da formação em serviço. Dissertação de Mestrado, USP: São Paulo, 2009;
RAMOS, R. P. R. A formação inicial em serviço: lugar de encontro e de (re)significação do ser-saber-fazer de professores. Tese de Doutorado, UFSCAR: São Paulo, 2011;
SALES, V. M. B. Formação e Prática de Professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE. 2011. Dissertação (Mestrado) UECE: Fortaleza- CE, 2011.
SALES, M. das G. G. M. Educação Superior a Distância na Formação de Professores: entre fios e desafios, uma experiência formativa? Dissertação de Mestrado, UFF: Rio de Janeiro, 2008;
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Artmed: Porto Alegre, 2000.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NOVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote. 2. ed., 1995.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VALA, J. A análise de conteúdo. In: SILVA, A. S.; PINTO, J. M. (Orgs.). Metodologia das Ciências Sociais. 16 ed. Porto: Edicões Afrontamento, 2014.
ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.
ZEICHNER, K. M. Novos Caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Dom Quixote. Lisboa, 1995
ZEICHNER, K. M. A Formação Reflexiva de Professores: idéias e Práticas. Educa. Lisboa, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.