Educação e Neoliberalismo no Brasil nos anos de 1990: o desmonte da educação pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.13716

Palavras-chave:

Educação pública, Estado, Neoliberalismo

Resumo

No Brasil, a década de 1990 é marcada, sobretudo, pela aplicação das políticas neoliberais que impuseram, dentre outros aspectos, a redução do papel do Estado na economia, o controle dos gastos públicos, a realização das privatizações e a compreensão de que saúde e educação são mercadorias a serem negociadas dentro da lógica do capital. Tomando como referência as políticas neoliberais iniciadas no Governo de Fernando Collor de Mello, continuadas no Governo Itamar Franco, logo após o processo impeachment que recaiu sobre o referido presidente Collor de Mello, assim como intensificadas nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, buscamos compreender como a educação pública brasileira é gestada por esses governos, destacando a lógica de descentralização que propõe uma organização financeira alicerçada em níveis subnacionais.

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Biografia do Autor

Wilson da Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia - Uneb

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2016). Atualmente é professor Adjunto A, da Universidade do Estado da Bahia - Uneb e pesquisador colaborador do Museu Pedagógico - UESB. Tem experiência na área de História da Educação e de Filosofia da Educação, com ênfase em História da Política Educacional; atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Intelectuais da Educação, Pesquisa Histórico-Sociológica da Educação e Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas

Wagnervalter Dutra Júnior, Universidade do Estado Bahia - Uneb

Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa: Estado, Capital e Trabalho e as Políticas de reordenamentos territoriais - GPECT/PPGEO/UFS/CNPq. Professor da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas DCH VI (Campus Caetité / BA), atuando no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em nível de Mestrado em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) e no curso de Licenciatura Plena em Geografia

Genilson Ferreira da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia. Editor gerente da Revista Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Santos, W. da S., Dutra Júnior, W. ., & Silva, G. F. da. (2024). Educação e Neoliberalismo no Brasil nos anos de 1990: o desmonte da educação pública. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-24. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.13716