Ensino do conceito de orbital atômico: algumas reflexões

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DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14028

Palavras-chave:

Orbital atômico, Ensino, Química

Resumo

Dentre os conceitos ensinados na química, o conceito de orbital atômico é um dos mais importantes, pois ajuda a compreender as teorias quânticas da ligação química. Porém, este conceito surge nos livros de Química do nível superior de formas diferentes, como função de onda ou como região do espaço, causando confusão e dúvidas nos estudantes. Uma explicação para essas definições tão diferentes para o Orbital talvez esteja no fato de alguns cientistas o considerarem real e isso tem suscitado muitas discussões. Um número crescente de educadores tem se posicionado contrários a utilização do conceito de orbital em cursos básicos de química por considerarem este conceito altamente abstrato e fora do alcance de muitos estudantes. Existem também os que defendem o ensino do conceito de orbital, pois é científica e pedagogicamente incorreto ensinar teorias superadas. Esse trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão a respeito do ensino do conceito de orbital atômico com base na literatura. Um dos problemas apontados para o ensino do conceito de orbital atômico está relacionado com o fato de nem sempre a disciplina de química ser lecionada por professores formados em química e a variedade de livros didáticos apresenta esse conceito de forma muito insuficiente.

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Biografia do Autor

Márcio Matos Lima, Colégio Estadual Frederico Costa/SEC-BA

Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA, campus Salvador. Professor da Educação Básica vinculado à Secretaria Estadual de Educação da Bahia.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Lima, M. M. (2023). Ensino do conceito de orbital atômico: algumas reflexões. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-12. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14028