Afrofuturismo e ciências: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais e internacionais (2008 - 2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14033

Palavras-chave:

Afrofuturismo, Ensino de Ciências, Revisão

Resumo

O afrofuturismo é um movimento artístico, estético e político que parte da literatura de ficção científica e se expande para outras áreas do conhecimento. De maneira geral, as produções afrofuturistas recriam um futuro em que as pessoas negras são protagonistas e utilizam de ciências e tecnologias para promover liberdade e existência. Elementos científicos e tecnológicos são obrigatórios nas narrativas afrofuturistas e, recentemente, pesquisadoras e pesquisadores da área de Ensino de Ciências utilizaram o afrofuturismo como ponto de partida para pensar a natureza das ciências ou propor atividades em sala de aula. Este artigo tem como objetivo analisar a presença do afrofuturismo como proposta de ensino e pesquisa na área de Ensino de Ciências por meio da publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais nos últimos 15 anos.

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Biografia do Autor

Allana Sobrinho dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Professora na rede Estadual de Ensino da Bahia. Integrante do grupo NEGRECI - Grupo de estudos e pesquisas sobre relações étnico-raciais e Ensino de Ciências.

Paloma Nascimento dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação e Ensino de Ciências pela UFRGS. Docente do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. Líder do grupo NEGRECI - Grupo de estudos e pesquisas sobre relações étnico-raciais e Ensino de Ciências.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Santos, A. S. dos, & Santos, P. N. dos. (2023). Afrofuturismo e ciências: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais e internacionais (2008 - 2023). Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-10. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14033