Concepções dos alunos da terceira série sobre a química e o cientista: um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14048

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem, concepções de estudantes, contextualização

Resumo

Esse trabalho é parte de uma pesquisa desenvolvida para um trabalho de conclusão de curso, realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana. Foi defendido e aprovado em 16 de junho de 2023. O estudo aborda a importância das aulas de química contextualizadas para a formação social e crítica dos alunos, destacando como ainda temos um ensino tradicional e descontextualizado. Tivemos como objetivo investigar as concepções que os alunos que estão saindo do ensino médio possuem sobre a química. Dessa forma, a pesquisa foi desenvolvida amparada numa perspectiva de abordagem qualitativa, utilizando questionários aplicados a uma turma de terceiro ano do ensino médio, no final do ano letivo. As questões buscavam investigar as primeiras associações que os alunos faziam ao pensar na palavra “química” e “cientista”, por exemplo, e de que maneira entendiam seu papel e importância na sociedade. Os resultados revelaram que os alunos associaram a química principalmente a experimentos e fórmulas, demonstrando uma visão empírico-indutivista. Além disso, muitos não conseguem identificar o papel do químico na sociedade, evidenciando a falta de compreensão da contribuição social da química. Nesse sentido, os resultados alertam para a necessidade de um debate mais crítico sobre como o ensino de ciências/química vem sendo desenvolvido nas nossas escolas. Assim, a pesquisa destaca a importância de continuar discutindo e desenvolvendo abordagens pedagógicas que ajudem a quebrar as visões tradicionais e promovam um ensino de química mais contextualizado e socialmente relevante, que relacionem a ciência com a vida cotidiana dos alunos e contribuam para a formação cidadã e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayonara de Araújo Mota, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Se especializando em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Beatriz dos Santos Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Assistente na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP/UESB). É membro do Grupo GEPEQS.

Olívia Maria Bastos Costa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Química Inorgânica. Docente da área de Química Geral e Ensino de Química da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/DEXA).

Referências

CARDOSO, Sílvia Pereira; COLINVAUX, Daniela. Explorando a Motivação para Estudar Química. Química Nova, v. 23, n. 3. p. 401-404, 2000.

CHER, Gabriela Gonzaga; Oliveira, Thais Andressa Lopes de.; SCAPIN, Ana Lúcia; SILVEIRA, Marcelo Pimentel. Estudo dos polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “química dos plásticos”. Revista Valore, v. 3, p. 14-25, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: paz e terra, 1970.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo. Atlas, 2008.

GIL PÉREZ, Daniel; MONTORO, Isabel Fernández; ALÍS, Jaime Carrascosa; CACHAPUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

LUCA, Anelise Grünfeld de; SANTOS, Sandra Aparecida dos; PINO, José Claudio Del; PIZATTO, Michelle Camara. Experimentação contextualizada e interdisciplinar: uma proposta para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2, mai.-ago. 2018.

MEDEIROS, Natália Goedtel; PASSOS, Camila Greff; SALGADO, Tânia Denise Miskinis; PAZINATO, Maurícius Selvero. Concepções de alunos da primeira série do ensino médio sobre cientista. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 38., 2018, Canoas, RS. 2018. Anais [...]. Canoas, RS: Ulbra, 2018. p. 1-8.

REINKE, Ana Rutz Devantier; SANGIOGO, Fábio André. A Ciência Química na Percepção de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Revista Debates em Ensino de Química, v. 3, p. 178-193, 2017.

ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 18., 2016, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis, SC: UFSC, 2016. p.1-10.

SANTOS, Milton da Silva; MORAIS, Leandro de Lima; LARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves; SILVA, João Roberto Ratis Tenório da. Concepções acerca da ciência química entre estudantes do ensino médio de uma escola pública de Caruaru-PE. Scientia Naturalis, v. 1, p. 576-584, 2021.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Concepções de professores sobre contextualização social do ensino de química e ciências. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 22., 1999, Poços de Caldas, MG. Anais [...]. Poços de Caldas, MG: SBQ, 1999.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2000.

WARTHA, Edson José; SILVA, Erivanildo Lopes da e BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química, Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Mota, S. de A., Santana, B. dos S., & Costa, O. M. B. (2023). Concepções dos alunos da terceira série sobre a química e o cientista: um estudo qualitativo. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14048