Quiz químico, uma introdução aos conteúdos de química de modo contextualizado para alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14052Palavras-chave:
quiz químico, jogos didáticos, PIBIDResumo
Compreendendo-se o papel de ações voltadas para a formação inicial do licenciando, bem como a importância da utilização de diferente métodos e instrumentos no processo de ensino e aprendizagem, este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos de uma turma de ensino do médio acerca da compreensão do conceito de ácido-base, por meio de um Quiz. O presente estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia da Bahia - campus Ilhéus em parceria com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, por meio do desenvolvimento e aplicação de um Quiz Químico. A fim de identificar os conhecimentos provenientes da participação dos alunos ao estarem inseridos em uma prática composta por um jogo educativo, como alternativa para abordar aspectos referentes à história da química e ao conteúdo de ácido-base, foi aplicado um questionário de satisfação, sendo este posteriormente submetido a Análise Textual Discursiva, tal abordagem possibilitou a identificação de unidades de significado, e consequentemente, a categorização dos dados obtidos através das respostas dos alunos. Por meio das respostas, observou-se que a maioria dos discentes não apresentou grandes dificuldades no que diz respeito à resolução das questões. Para muitos a aplicação de atividades desta natureza ainda é novidade, por se caracterizar como algo diferente do cenário que costumam presenciar nas aulas. No que diz respeito ao Quiz e suas potencialidades, concluímos que o mesmo se mostra como um grande aliado tanto para despertar o interesse dos alunos, quanto na criação de vínculos e interações entre bolsistas-alunos, professor-alunos e entre os próprios alunos da classe.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CARDOSO, Marilete. C. Baú de memórias: representações de ludicidade de professores de educação infantil. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2008.
FERNANDES, Rochele da S. , GREGÓRIO, José R. Este Quiz - Um jogo didático para o Ensino de Estequiometria. Revista Virtual de Química. maio, 2021.
FILHO, Benedetti Edemar, CAVAGIS, Alexandre Donizeti Martins, BENEDETTI, Luiza Pires Dos Santos, Um jogo didático para revisão de conceitos químicos e normas de segurança em laboratórios de química. Química Nova Na Escola, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 37-44, fev. 2020.
GALIAZZI, M. C; SOUZA. R. S; A didática na caracterização da Análise Textual Discursiva: O movimento recursivo entre a palavra e o conceito. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v.7, n.13, p. 01-22, abr. 2019.
MACEDO, J.M; PENHA, M.R; Desmistificando a Química: investigação das definições dos estudantes do IFRO sobre o real conceito das Reações. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 51-67, jan.-jun. 2014.
MESSEDER NETO, Hélio S., MORADILLO, Edilson F. O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, p. 360-368, nov. 2016.
PAREDE, Giuliana G.; GUIMARÃES, Orliney M. Compreensões e Significados sobre o PIBID para a Melhoria da Formação de Professores de Biologia, Física e Química. Química Nova Na Escola, v. 34, n. 4, p. 266-277, nov. 2012.
PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Tradução e organização: Cláudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
PRSYBYCIEM, Moises. et al. Experimentação investigativa no ensino de química em um enfoque CTS a partir de um tema sociocientífico no ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2018.
SOARES, Márion. Jogos para o ensino de química: teoria, método e aplicações. Guarapari-ES: Ex Libris, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.