O papel da educação na mulher: um olhar sobre o povoado de Malova na cidade de Lichinga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15597

Palavras-chave:

educação, mulher, comunidade

Resumo

O estudo tem como foco principal destacar os obstáculos enfrentados por uma mulher sem instrução na sociedade. Considerando a Educação como um processo que visa o crescimento completo do indivíduo, é crucial que ela corresponda às suas aspirações, necessidades materiais, espirituais e culturais. Neste povoado, apesar de possuir uma Escola Primária Completa, muitas meninas de 10 a 16 anos não estão matriculadas; são propensas a casamentos precoces e outros problemas. Neste contexto, o estudo busca entender as razões da baixa frequência escolar das meninas naquele povoado, no período de 2022 a 2024. O estudo é de natureza qualitativa, envolvendo membros da Direção da Escola, o Chefe do Posto Administrativo e os responsáveis pela educação. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista e a análise documental comparativa (estatística escolar). Foram identificadas como causas principais: a influência dos rituais de iniciação, que resulta em gravidez precoce, matrimônios precoces, ausência de referências femininas na família, desafios no domínio do idioma português e a pobreza. A expectativa é que os resultados do estudo sensibilizem a comunidade local sobre a relevância da educação das meninas; para as autoridades locais, a necessidade de promover palestras de conscientização à comunidade para incentivar as meninas a frequentar a escola; e que a instituição de ensino aplique as políticas de gênero e desenvolva actividades que incentivem a aderência e permanência das meninas na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Luísa Alberto Pedro, Universidade Rovuma

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre Direcção e Gestão Educacional pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), Moçambique. Atualmente é docente universitário da Universidade Rovuma (UniRovuma)

Balduíno Milton Mastade Aleixo, Universidade Rovuma

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação/Ensino de Biologia pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2016). Atualmente é docente universitário da Universidade Rovuma (UniRovuma). membro do Grupo de Estudos e Pesquisas TECLA UFS/CNPq

Delfim Valdemiro Luís Jone da Silva, Universidade Ruvoma

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação/Informática Educacional pela Universidade Pedagógica (UP), Moçambique. Atualmente é docente universitário da Universidade Rovuma (UniRovuma)

Referências

AFONSO, G. A educação formal e educação informal em ciências. 1. ed. São Paulo, 2022.

ALTUNA, R. Cultura tradicional Bantu. Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, Luanda,1993.

BANCO MUNDIAL. PSIA II – Follow-up study of primary education and baseline study of secondary education. Mozambique, Banco Mundial. Maputo. 2007.

BASTOS, J. N; DUARTE, Stela Mithá. Rumo a um ensino básico de qualidade em Moçambique. In: BASTOS, J. N; DUARTE, S. M.; DIAS, H. N. (orgs.). Ensino Básico em Moçambique: Políticas, Práticas e Qualidade. 2016.

CIPIRE, Felizardo. A educação tradicional em Moçambique. 2. ed. Maputo: Publicações Emedil, 1996.

LOBROT, M. Para que serve a Escola? Terramar - Editores, Distribuidores e Livreiros, Lisboa, 2022.

MORAN, J. M. A integração das tecnologias na educação. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

NUNES, R. F.; OLIVEIRA, M. C. A educação de mulheres e o impacto no desenvolvimento social. Revista de Estudos de Gênero, v. 25, n. 1, p. 45-61, 2020.

PLANO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO. Ministério da Educação-Moçambique. Maputo, 2003.

PLANO ESTRATÉGICO DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Fazer da escola um plano de desenvolvimento consolidado a moçambicanidade. Maputo, 2006.

PONCE, A. Educação e luta de classes. Editorial Veja, Lisboa, 1979.

SANTOS, R. C.; Rodrigues, F. J. A importância da educação formal no desenvolvimento profissional. Educação em Debate, v. 40, n. 3, p. 112-128, 2020.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Pedro, A. L. A., Aleixo, B. M. M., & Silva, D. V. L. J. da. (2024). O papel da educação na mulher: um olhar sobre o povoado de Malova na cidade de Lichinga . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-16. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15597