O papel da educação na mulher: um olhar sobre o povoado de Malova na cidade de Lichinga
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15597Palavras-chave:
educação, mulher, comunidadeResumo
O estudo tem como foco principal destacar os obstáculos enfrentados por uma mulher sem instrução na sociedade. Considerando a Educação como um processo que visa o crescimento completo do indivíduo, é crucial que ela corresponda às suas aspirações, necessidades materiais, espirituais e culturais. Neste povoado, apesar de possuir uma Escola Primária Completa, muitas meninas de 10 a 16 anos não estão matriculadas; são propensas a casamentos precoces e outros problemas. Neste contexto, o estudo busca entender as razões da baixa frequência escolar das meninas naquele povoado, no período de 2022 a 2024. O estudo é de natureza qualitativa, envolvendo membros da Direção da Escola, o Chefe do Posto Administrativo e os responsáveis pela educação. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista e a análise documental comparativa (estatística escolar). Foram identificadas como causas principais: a influência dos rituais de iniciação, que resulta em gravidez precoce, matrimônios precoces, ausência de referências femininas na família, desafios no domínio do idioma português e a pobreza. A expectativa é que os resultados do estudo sensibilizem a comunidade local sobre a relevância da educação das meninas; para as autoridades locais, a necessidade de promover palestras de conscientização à comunidade para incentivar as meninas a frequentar a escola; e que a instituição de ensino aplique as políticas de gênero e desenvolva actividades que incentivem a aderência e permanência das meninas na escola.
Downloads
Referências
AFONSO, G. A educação formal e educação informal em ciências. 1. ed. São Paulo, 2022.
ALTUNA, R. Cultura tradicional Bantu. Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, Luanda,1993.
BANCO MUNDIAL. PSIA II – Follow-up study of primary education and baseline study of secondary education. Mozambique, Banco Mundial. Maputo. 2007.
BASTOS, J. N; DUARTE, Stela Mithá. Rumo a um ensino básico de qualidade em Moçambique. In: BASTOS, J. N; DUARTE, S. M.; DIAS, H. N. (orgs.). Ensino Básico em Moçambique: Políticas, Práticas e Qualidade. 2016.
CIPIRE, Felizardo. A educação tradicional em Moçambique. 2. ed. Maputo: Publicações Emedil, 1996.
LOBROT, M. Para que serve a Escola? Terramar - Editores, Distribuidores e Livreiros, Lisboa, 2022.
MORAN, J. M. A integração das tecnologias na educação. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
NUNES, R. F.; OLIVEIRA, M. C. A educação de mulheres e o impacto no desenvolvimento social. Revista de Estudos de Gênero, v. 25, n. 1, p. 45-61, 2020.
PLANO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO. Ministério da Educação-Moçambique. Maputo, 2003.
PLANO ESTRATÉGICO DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Fazer da escola um plano de desenvolvimento consolidado a moçambicanidade. Maputo, 2006.
PONCE, A. Educação e luta de classes. Editorial Veja, Lisboa, 1979.
SANTOS, R. C.; Rodrigues, F. J. A importância da educação formal no desenvolvimento profissional. Educação em Debate, v. 40, n. 3, p. 112-128, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.