A PROFISSIONALIDADE DOCENTE E GESTÃO EDUCATIVA UNIVERSITÁRIA: UMA PERSPECTIVA NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7452Palavras-chave:
Profissionalidades, Currículo, Trajetória formativa, Gestão UniversitáriaResumo
As profissionalidades no campo da docência se definem como as capacidades de colocar os saberes teóricos e experienciais em situação, assim, a profissionalidade e uma condição deliberativa- reflexiva que o docente constrói para desenvolver sua práxis pedagógica e curricular. Nesse sentido, um estudo da profissionalidade envolve a revisão das trajetórias de formação a configuração disciplinar e professional da experiência formativa dos sujeitos da educação, nesses sentidos a gestão educativa entra a fazer parte dessa tarefa de caulificação.
Downloads
Referências
BONAFÉ, J. Enseñar en la Universidad Pública. Sujeto, conocimiento y poder en la Educación Superior. Revista Aula de Encuentro. Universidad de Jaén. Número Especial, 2012.
GAVIRIA, T. Identidad profesional de docentes universitarios. Un estudio exploratorio con estudiantes de la maestría en docencia de la universidad de la Salle Universidad de San Buenaventura, Sede Bogotá. En: Psychologia. Avances de la disciplina, vol. 3, núm. 2, julio-diciembre, 2009. Universidad de San Buenaventura Bogotá, Colombia. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=297225531002
GENTILI, P; TADEU, T. Neoliberalismo, qualidade total e educação. Editora Vozes: Petrópolis, 2001.
GENTILI, P. La universidad, espacio para pensar la sociedad, 2015. En: http://www.udea.edu.co/wps/portal/udea/web/inicio/udea-noticias/udea-noticia.
LARROSA, J. La experiencia de la lectura. Estudios sobre Literatura y Formación. Barcelona: Alertes, 1996.
MÈLICH, J. Del extraño al cómplice. Barcelona: Editorial Anthropos, 1997.
NOGUERA, C. Pedagogia e governamentalidade ou da Modernidade como uma sociedade educativa. São Paulo: Autêntica, 2011.
RICOEUR, P. Sí mismo como otro. Madrid: Siglo XXI, 1996.
RUNGE, A. Foucault: La revaloración del maestro como condición de la relación pedagógica y como método de formación. Una mirada pedagógica la hermenéutica del sujeto. En: ZULUAGA, Olga, et al. Foucault, la Pedagogía y la Educación. Pensar de otro modo. Bogotá: Editorial Magisterio, 2005.
ZULUAGA, M. Identidad y devenir. Bogotá: San Pablo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.