BRINQUEDOTECA HOSPITALAR NA CIDADE DE SÃO PAULO: HUMANIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8074

Palavras-chave:

Brinquedoteca hospitalar., Humanização., Direito de brincar., Formação profissional.

Resumo

O artigo discute a brinquedoteca hospitalar no hospital pediátrico como recurso para humanização da assistência à saúde da criança em regime de internação. O objetivo do estudo é a identificação da situação da brinquedoteca hospitalar na cidade de São Paulo a fim de verificar a presença das condições entendidas como humanização hospitalar após a vigência da Lei n. 11.104/2005 que obriga a instalação desse equipamento. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa, faz uso de questionário como recurso de coleta de dados junto a 11 profissionais escolhidos de acordo com o mapeamento das brinquedotecas hospitalares na cidade. Após análise dos resultados da investigação, verifica-se a necessidade de formação do profissional e de outras condições para que a brinquedoteca hospitalar seja reconhecida como parte inerente ao tratamento da criança. Observa-se que há brinquedoteca em nove dos 11 hospitais pediátricos da cidade de São Paulo que atendem criança em regime de internação, sendo que 55% delas representam a amostra desta pesquisa, entretanto, elas carecem de condições adequadas para atender às necessidades da infância. Os achados nesta pesquisa apontam a necessidade de ampliar o texto da Lei n. 11.104/2005 e fazer cumprir integralmente o direito ao brincar da criança no hospital.

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Biografia do Autor

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Investiga o brincar nos contextos da saúde e da formação. Membro da Internacional Toy Library Association (ITLA), Membro do Grupo de Pesquisa Infâncias Formação de Professorese Políticas Públicas (UFRB) e Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados em Educação Infantil da Faculdade de Educação da USP. Membro da ABBri.

Tizuko Morchida Kishimoto, Faculdade de Educação da USP

Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP. Investiga o brincar na Infância. Criou a Brinquedoteca no LABRIMP; LUDILIB, biblioteca digital do lúdico e o Museu do Brinquedo. Projetos Internacionais com universidades: 1. CAPES/COFECUB -Paris 13 (França) sobre brinquedos; 2. CAPES/GRICES -Minho (Portugal) -formação em contexto. Grupo de Pesquisa –Contextos Integrados de Ed. Infantil.

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Teixeira, S. R. de O., & Kishimoto, T. M. (2021). BRINQUEDOTECA HOSPITALAR NA CIDADE DE SÃO PAULO: HUMANIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA À SAÚDE: . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(3), 263-286. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8074

Edição

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Artigos