RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11284Keywords:
Livro didático, Gênero, GeografiaAbstract
O presente artigo aborda as relações socais de gênero no livro didático de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental, utilizados pela rede municipal de Educação de Vitória da Conquista- Bahia. A pesquisa realizada é qualitativa do tipo documental. Quanto aos objetivos, é uma pesquisa descritiva. Fazemos uma descrição dos textos e imagens presentes em ter coleções de livros didáticos. As conclusões apontam que os autores, de um modo geral, trabalham a categoria gênero de maneira superficial e sob o ponto de vista biologizante, resumindo somente entre as diferenças entre homens e mulheres. Não há o favorecimento de uma abordagem crítica que permita aos educandos/as o rompimento com os estereótipos construídos social e culturalmente que acentuam as diferenças entre homens e mulheres.
Downloads
References
ALAMBERT, Z. Educação diferenciada: uma realidade. In: COSTA, Ana A. A.; SARDENBERG, Cecília M. B. (Orgs.) Feminismo no Brasil: reflexões teóricas e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2008.
ALMEIDA, L. J. “Velhos problemas, novas questões”: uma análise dos discursos raciais na política nacional do livro didático. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.
BITTENCOURT, C. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, C.M.F (Org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997b.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld, data de acesso: 05/10/2018.
CARVALHO, M. E. P. de; RABAY, G. Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional no Brasil. Revista Estudos Feministas, v. 23, p. 119-136, 2015.
CARVALHO, M. E. P. de. Mulheres na Física: experiências de docentes e discentes na educação superior. Cadernos Pagu, v. 62, p. 1-12, 2021.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez., 2004.
COSTA, R. J. O ensino de história das áfricas e o livro didático: discursos, representações e o governo da conduta docente. 120f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019.
CRUZ, L. M. Discurso cambiantes sobre corpo, gênero e sexualidade no curso de pedagogia da UESB. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié-BA, 2014.
DANTAS, G. C. da S.; SILVA, N.; ANTLOGA, C. S. X. Mulheres, trabalho e educação: entre a dominação e o discurso democrático. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, p. 1-21, 2021.
DEL PRIORE, M. As mulheres na História do Brasil. São Paulo: Contexto, 1989.
EUGÊNIO, B.G.; CORREIA, M.F. Os usos do livro didático no currículo praticado na alfabetização. Rev. Ens. Educ. Cienc. Humanas, Londrina, v. 17, n. 3, p. 251-259, 2016.
FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, 2001.
FONSECA, S. G. Didática e Prática do Ensino de História. 2.ed. Campinas: Papirus Editora, 2004.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 23 ed. São Paulo: Graal, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
FREIRE, Priscila. Gênero, ideologia e poder: uma análise crítica dos discursos parlamentares sobre a política educativa no Brasil. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 3, p. 230-248, 2021.
GOMES, N. L. Educação, Identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan./jun. 2003.
GUIMARÃES, N. A.; HIRATA, H. (Orgs.). El cuidado en América Latina mirando los casos de Argentina, Brasil, Chile, Colombia y Uruguay. Buenos Aires: Fundación Medifé Edita, 2020.
GUIMARÃES, N. A.; HIRATA, H. (Orgs.). O gênero do cuidado: Desigualdades, significações e identidades. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis. Vozes, 1997.
LOURO, G. L. "Epistemologia feminista e teorização social desafios, subversões e alianças". In: ADELMAN, Miriam; SILVESTRIN, Celsi Brönstrup. (Orgs.). Coletânea Gênero Plural. Curitiba: Editora UFPR, 2002
LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17-23, 2008.
MATOS, W. S.; EUGENIO, B. Diversidade cultural no livro didático utilizado em uma escola quilombola. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte, v. 3, n. 8, p. 1-5, 2018.
NADER, M. B; RANGEL, L. A S. (Orgs.). Mulher e gênero em debate: representações, poder e ideologia. Vitória: Edufes, 2014.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
PINTO, C. R. J. Feminismo, história e poder. Revista de Sociologia e Política, v. 8, n. 36, jun. 2010.
SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado. 4. ed. São Paulo: Ed. Hucitec, 1996.
SANTOS, G. A. dos; KAHIL, S. P. Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania. Anais VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 2007, Uberlândia-MG. Anais... Uberlândia-MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2007. CD-ROM.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.
SILVA, A. C. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? por que mudou? Salvador: EdUFBA, 2011.
SOUZA, N. S. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro, Graal, 1983.
STAMATTO, M. I. S.; CAIMI, F. E. O livro didático do Ensino Médio: critérios de avaliação e documentos curriculares. Revista Educação em Questão, Natal, v. 54, n. 41, p. 220-250, maio/ago. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.