PERCURSOS FORMATIVOS DA ETNOGRAFIA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO: RESSONÂNCIAS DA ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11443Palabras clave:
Docência, Ensino de língua portuguesa, Etnografia colaborativa, Protótipo didáticoResumen
O artigo aborda etnografia colaborativa em educação (BORTONI-RICARDO; 2008) e seus pressupostos, com ênfase aos percursos formativos docentes para o ensino de língua portuguesa, por meio da aplicação de protótipos didáticos. Sustenta-se na concepção de linguagem como prática discursiva, concebendo a leitura, a escrita e a oralidade como práticas interacionais. Apresentam-se resultados da experiência da elaboração colaborativa do protótipo didático, configurando-o como recurso metodológico assentado na pedagogia dos multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012).
Descargas
Citas
ALMEIDA, Tainá; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERREIRA, Lucimar Gracia. Formação docente de Língua Portuguesa: um texto em análise discursiva. Fólio – Revista de Letras. v. 12, n.1. jan/jun, 2020. p. 1227-1245.
ANDRÉ, Marli Eliza. D.A.de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O Professor pesquisador – Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
DOLZ. Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola, 3. ed. São Paulo. Mercado de Letras, 2011.
FERREIRA, Álex de Carvalho. Memórias e Cotidiano no ensino de Física a partir dos letramentos críticos: potencialidades e articulações. 111f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, 2020.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 1, 2020. p. 57-71.
LIMA, Daniel Fernandes; FERREIRA, Lúcia Gracia. Leitura e escrita na escola: desafios e possibilidades na formação de leitores e escritores. REVELA -Periódico de divulgação científica da FALS. Ano IV, Nº VII, jan./abr., p. 1-10, 2010.
MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães de. Estudos etnográficos da educação: uma revisão de tendências no Brasil. In: MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães de; CASTRO, Paula Almeida de (org.). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
OLIVEIRA, Maria do Socorro. TINOCO, Glícia Azevedo. SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Editora da UFRN. 2. ed. Natal-RN, 2014.
PIMENTEL, Álamo. Considerações sobre a autoridade e o rigor nas etnografias da educação. In: MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL, Álamo (org.). Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SILVA, Nelma Teixeira de. Protótipo didático para o ensino de Língua Portuguesa: práticas de multiletramentos na sala de aula. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2020.
SILVA, Nelma Teixeira de; SOUZA, Ester Maria Figueiredo de. A intertextualidade no gênero discursivo anúncio publicitário a partir da estratégia protótipo didático. Revista Philologus, Ano 21, N° 63 – Supl.: Anais da X CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez. 2015.
SILVA, Nelma Teixeira de; SOUZA, Ester Maria Figueiredo de. O uso do protótipo didático como estratégia para o ensino de língua portuguesa. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 7, p. 127-143, jul./dez. 2015.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. “La investigacion etnográfica y la reconstrucción crítica en educación”. Etnografia y Disenõ Cualitativo en Investigación Educativa. Madrid: Morata, 1988, p. 11-21.
WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. (org.) Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.