PERCURSOS FORMATIVOS DA ETNOGRAFIA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO: RESSONÂNCIAS DA ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11443

Palabras clave:

Docência, Ensino de língua portuguesa, Etnografia colaborativa, Protótipo didático

Resumen

O artigo aborda etnografia colaborativa em educação (BORTONI-RICARDO; 2008) e seus pressupostos, com ênfase aos percursos formativos docentes para o ensino de língua portuguesa, por meio da aplicação de protótipos didáticos. Sustenta-se na concepção de linguagem como prática discursiva, concebendo a leitura, a escrita e a oralidade como práticas interacionais. Apresentam-se resultados da experiência da elaboração colaborativa do protótipo didático, configurando-o como recurso metodológico assentado na pedagogia dos multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012).

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Biografía del autor/a

Maria de Fátima Silva da Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEd/UESB; Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Correntina-BA; Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/UESB/CNPq

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente dos cursos de Letras Vernáculas e Modernas, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGCEL) da UESB. Líder Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/UESB/CNPq

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Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Rocha, M. de F. S. da ., & Souza, E. M. de F. (2022). PERCURSOS FORMATIVOS DA ETNOGRAFIA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO: RESSONÂNCIAS DA ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-26. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11443

Número

Sección

Artigos