DIVERSIDADE DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CURSOS DE PRESTÍGIO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8072Palabras clave:
Estudantes de origem popular, Disposições, Ensino Superior, Sucesso EscolarResumen
O objetivo deste trabalho é conhecer a trajetória de estudantes de média e baixa renda com êxito escolar na escola pública, contribuindo para a explicação do fenômeno no contexto da formação superior. Partimos do pressuposto de que os estudantes de origem popular, oriundos do ensino fundamental e médio público, com defasagem de capitais (cultural, econômico, social e político), são considerados de exceção quando, superando as dificuldades de sua classe de origem, recorrentes em um país marcado por enormes disparidades socioeconômicas e culturais e, por conseguinte, grandes desigualdades de oportunidades educacionais, acessam o ensino superior. Essa questão é investigada através de uma pesquisa qualitativa apoiada na coleta de dados acerca das experiências dos estudantes a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas e observação de campo, que evidenciam os elementos sociais e culturais que agem na formação de suas disposições. Observa-se que as disposições e as socializações desses jovens são dinâmicas, resultando em uma diversidade de trajetórias escolares, cujos pontos de aproximação estão ancorados no investimento familiar e em seu capital subjetivo.
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