ENTREVISTA COM A PROFESSORA MAISA HELENA ALTARUGIO: : O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: PANORAMA E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8970

Palabras clave:

Estágio Supervisionado, Formação Docente, Licenciaturas

Resumen

Nesta entrevista, a professora Maísa gentilmente nos apresenta seu ponto de vista sobre o estágio supervisionado em tempos de pandemia, trazendo excelentes reflexões ao momento vivido, mas que permanecem ecoando ao futuro da formação docente. Sobre a Maísa Helena Altarugio é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, instituição onde realizou mestrado em Ensino de Ciências e conclui o bacharelado e a licenciatura em química. Professora Adjunto da Universidade Federal desde 2008, credenciada como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática com orientações voltadas ao ensino de ciências e outros temas relacionados à produção de conhecimento nas escolas. Desenvolveu projetos de pesquisa sobre Estágio Supervisionado, como “O estágio supervisionado como espaço e possibilidade para a reflexão, (re)construção dos saberes e constituição do papel do orientador de estágio” e “Reflexão, (re)construção dos saberes e constituição do papel do orientador de estágio supervisionado”. Publicou, dentre outros, o artigo “Método Educacional Psicodramático como metodologia ativa no contexto do estágio supervisionado”, na Revista Brasileira de Psicodrama, e o capítulo de livro em coautoria com Samuel Souza Neto “A orientação de estágio supervisionado pelo professor universitário novato: desafios, qualidades e implicações para o processo de formação docente”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (DCH/UFERSA), Brasil. É membro dos Grupos de Pesquisa “Educação, Memórias, (Auto) Biografia e Inclusão” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEPEMABI/UERN), “Educação, Discursos e Sociedade” (GEPEDS/UFERSA) e “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores –Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB)”.

Ivan Fortunato, exclusiva  do  Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e  Tecnologia  de  São  Paulo (IFSP)

Doutor em Desenvolvimento  Humano  e  Tecnologias  e  Doutor  em  Geografia,  ambos  pela Universidade  Estadual  Paulista  Júlio  de  Mesquita  Filho,  Rio  Claro.  Professor em regime  de dedicação  exclusiva  do  Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e  Tecnologia  de  São  Paulo (IFSP),  campus  Itapetininga.  Professor  permanente  do  Programa  de  Pós-Graduação  em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade  Federal  da  Paraíba  (UFPB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Educação  da  Universidade  Federal  da  Paraíba  (UFPB),  Brasil.  É Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores –Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB)”.

Maisa Helena Altarugio, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação (2007), também pela Universidade de São Paulo. Tem formação em Psicodrama Socioeducacional. Fez estágio pós-doutoral na Université de Montreal (Canadá). Possui Pós-Doutorado na UNESP - Rio Claro. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC, desde 2008, no curso de Licenciatura em Química. É docente do curso de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática.

Citas

xx

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Medeiros, E. A. de ., Fortunato, I., Araújo, O. H. A. ., & Altarugio, . M. H. (2021). ENTREVISTA COM A PROFESSORA MAISA HELENA ALTARUGIO: : O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: PANORAMA E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-4. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8970

Número

Sección

Entrevista - Dossiê Temático