ENTREVISTA COM A PROFESSORA MAISA HELENA ALTARUGIO: : O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: PANORAMA E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8970Palabras clave:
Estágio Supervisionado, Formação Docente, LicenciaturasResumen
Nesta entrevista, a professora Maísa gentilmente nos apresenta seu ponto de vista sobre o estágio supervisionado em tempos de pandemia, trazendo excelentes reflexões ao momento vivido, mas que permanecem ecoando ao futuro da formação docente. Sobre a Maísa Helena Altarugio é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, instituição onde realizou mestrado em Ensino de Ciências e conclui o bacharelado e a licenciatura em química. Professora Adjunto da Universidade Federal desde 2008, credenciada como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática com orientações voltadas ao ensino de ciências e outros temas relacionados à produção de conhecimento nas escolas. Desenvolveu projetos de pesquisa sobre Estágio Supervisionado, como “O estágio supervisionado como espaço e possibilidade para a reflexão, (re)construção dos saberes e constituição do papel do orientador de estágio” e “Reflexão, (re)construção dos saberes e constituição do papel do orientador de estágio supervisionado”. Publicou, dentre outros, o artigo “Método Educacional Psicodramático como metodologia ativa no contexto do estágio supervisionado”, na Revista Brasileira de Psicodrama, e o capítulo de livro em coautoria com Samuel Souza Neto “A orientação de estágio supervisionado pelo professor universitário novato: desafios, qualidades e implicações para o processo de formação docente”.
Descargas
Citas
xx
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.