ESPACIALIDADES DO RESSENTIMENTO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i1.12014

Palavras-chave:

Ressentimento, Cinema brasileiro, Espacialidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a espacialidade presente em filmes brasileiros contemporâneos que trazem a temática do ressentimento. Trabalhado na Filosofia por Nietzsche, na Sociologia por Adorno e Horkheimer, e na Psicologia por Kehl, o ressentimento está relacionado à idealização moderna que pressupõe a igualdade entre os homens e caracteriza-se pela incapacidade de um indivíduo agir afirmativamente em função de algum dano que lhe é causado, passando a se consumir por uma vingança apenas imaginária. Para Nietzsche, é uma das três formas de niilismo e é a essência da moral cristã. Na Sociologia, fundamenta-se na mimese falsa. Psicologicamente, atrela-se à privação e à recusa em se responsabilizar pelas escolhas próprias. Esteticamente, vincula-se ao (melo)drama e a certo maniqueísmo das personagens, e está presente no audiovisual brasileiro contemporâneo por meio das ‘figuras do ressentimento’. Metodologicamente, para tratarmos do tema, realizamos revisão bibliográfica e utilizamos alguns filmes produzidos no Brasil a partir de 2000.

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Biografia do Autor

Washington Ramos dos Santos Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP); doutorando e Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo -  USP. Professor efetivo do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, W. R. dos . ESPACIALIDADES DO RESSENTIMENTO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1-29, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v3i1.12014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12014. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos