PRÁTICAS DE LEITURA

O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO HOJE

Resumo

Ler para entender o mundo, tendo a leitura como instrumento de acesso a ele e o ambiente escolar, como um dos espaços para desenvolver o gosto pela leitura, são elementos chaves no desenvolvimento de práticas de leitura literária entre os jovens do Ensino Médio. O texto literário ainda é considerado pelos alunos da Educação Básica, como um todo, uma árdua tarefa, o que torna um dos principais complicadores para as práticas de leitura que fomentem a formação de leitores. Pretendemos, por meio desta pesquisa qualitativa, apresentar alguns caminhos para professores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas adquirirem o hábito e o prazer de praticar leituras literárias dentro e fora da esfera escolar. Percebemos que, apesar das indicações sugeridas nesse artigo, o gosto pelos textos literários é uma constante que se faz desde sempre, muito antes, inclusive, do período de escolarização, portanto, competindo a todos - sociedade em geral – fomentar espaços, políticas e formação para que práticas de leituras literárias façam parte do cotidiano de todos.


 
 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB). Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014).  Pesquisador dos Grupos CNPq GECAL/UnB, FORPROLL/UFVJM e GIEL/UFLA, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF).

 
##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Educação/Ensino no Uni-ANHANGUERA (Centro Universitário de Goiás) e no Colégio Anglo de Campinas (Goiânia - Goiás). É líder/pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura" e pesquisador no grupo CNPq "INTERARTES: PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE". Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de Língua Portuguesa e Letramentos.

 
##submission.authorWithAffiliation##

Professor Titular do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Literatura Brasileira pela UnB. Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Usp). Pós-doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP).

 
Publicado
2019-02-12
Como Citar
SILVA, Eduardo Dias da; DERING, Renato de Oliveira; TINOCO, Robson Coelho. PRÁTICAS DE LEITURA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, fev. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4201>. Acesso em: 24 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4201.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados