PRÁTICAS DE LEITURA

O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO HOJE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4201

Palabras clave:

Ensino médio público. Prática de leitura. Texto literário

Resumen

Ler para entender o mundo, tendo a leitura como instrumento de acesso a ele e o ambiente escolar, como um dos espaços para desenvolver o gosto pela leitura, são elementos chaves no desenvolvimento de práticas de leitura literária entre os jovens do Ensino Médio. O texto literário ainda é considerado pelos alunos da Educação Básica, como um todo, uma árdua tarefa, o que torna um dos principais complicadores para as práticas de leitura que fomentem a formação de leitores. Pretendemos, por meio desta pesquisa qualitativa, apresentar alguns caminhos para professores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas adquirirem o hábito e o prazer de praticar leituras literárias dentro e fora da esfera escolar. Percebemos que, apesar das indicações sugeridas nesse artigo, o gosto pelos textos literários é uma constante que se faz desde sempre, muito antes, inclusive, do período de escolarização, portanto, competindo a todos - sociedade em geral – fomentar espaços, políticas e formação para que práticas de leituras literárias façam parte do cotidiano de todos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Dias da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

 

 

Renato de Oliveira Dering, Universidade Federal de Goiás (UFG); Uni-ANHANGUERA (Centro Universitário de Goiás)

 

 

Robson Coelho Tinoco, Universidade de Brasília (UnB)

 

 

Publicado

2019-02-12

Cómo citar

Silva, E. D. da, Dering, R. de O., & Tinoco, R. C. (2019). PRÁTICAS DE LEITURA: O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO HOJE. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4201

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados