Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue as normas de escrita e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página intitulada Normas de Submissão.
  • O manuscrito foi escrito e salvo seguindo a indicação de assegurar a avaliação cega por pares, não permitindo indentificação dos autores em qualquer parte do documento.
  • Os dados referentes aos autores e coautores, nos casos em que ocorrer, [Nome completo, Filiação/Instituição, e-mail, ORCID e uma breve biografia (máximo de 3 linhas por autor, com e-mail ao final)] deverão ser preenchidos no momento da submissão.
  • Apresentação obrigatória da Declaração de Direitos Autorais, devidamente assinada pelo(s) autor(es).
  • A instituição de todos os autores é informada no sistema de cadastro da submissão.
  • Todos os trabalhos citados no corpo do texto estão mencionados adequadamente e estão na lista de referências.
  • O manuscrito está de acordo com o Template da Revista.
  • O manuscrito conta com limite mínimo de 15 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências.
  • Preenchimento obrigatório de todos os campos dos metadados do texto (título, palavras-chaves inseridas individualmente e iniciadas em letra maíuscula; resumo; referências bibliográficas etc.).
  • O resumo apresenta uma síntese clara da pesquisa e dos resultados.
  • Os identificadores ORCiD de todos os autores estão inseridos no cadastro da submissão.

Diretrizes para Autores

Especificações

Formatação da página:

  • Tamanho da folha: A4;
  • Margens esquerda, direita, superior e inferior: 2,5 cm;
  • Espaço após o parágrafo: 6 pt: em todo o texto;
  • Ao longo de todo o texto usar espaço entre linhas 1,15 (exceto em citações de mais de três linhas) e após o parágrafo 6 pt (no WinWord, estas opções são apresentadas no menu "Formatar ⇒Parágrafo");
  • Alinhamento do corpo do texto: justificado; 

 Fonte:

  • Candara, 12 pt no corpo do texto principal;
  • Candara, 15 pt para título e subtítulo;
  • Candara, 13 pt em títulos de seções (introdução, referências teóricas, metodologia, considerações finais, etc.);
  • Candara, 12 pt para nomes de autores (em itálico, alinhado na margem direita);
  • Candara, 10 pt para notas de rodapé e citações longas recuadas (de mais de três linhas);
  • Entrada de Parágrafos: 1,25cm 

Citações:

As citações devem ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR 10520/2023. 

  • Citações diretas com até três linhas são reproduzidas entre aspas duplas exatamente como consta do original, no interior do texto e com a indicação da fonte (Autor, ano da obra, página).
  • Citações diretas com mais de três linhasdeverão figurar com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10 e com espaçamento simples entre linhas, dispensando as aspas e com a indicação da fonte (AUTOR, ano da obra, página).
  • As citações indiretas devem ser inseridas no interior do texto com a indicação da fonte (Autor e ano da obra).
  • Para citações de trechos de entrevistas, questionários e documentos utilizados na coleta de dados, usar texto 11pt, centralizado, em itálico; 

Notas de rodapé e numeração:

  • As notas de rodapé devem ser usadas com moderação e numeradas continuamente e em algarismos arábicos;
  • Não numerar páginas. 

Tabelas, gráficos, figuras e imagens:

  • Tabelas, gráficos, figuras ou imagens devem ser inseridas no lugar apropriado do texto e localizadas o mais proximamente possível ao texto correspondente. Não é necessário enviá-las em separado, mas é importante se certificar da qualidade das imagens utilizadas;
  • Sobre os títulos das tabelas, quadros e figuras em geral (fotos, gráficos, quadros, etc.):  sempre fixá-los acima das figuras
  • Legendas e outras informações referentes a figuras e outras ilustrações devem ser fixados abaixo das mesmas; 

Referências:

  • No final do artigo deve constar uma lista completa das referências bibliográficas citadas ao longo do texto. Esta lista deve ser apresentada em ordem alfabética, alinhada à esquerda, e seguindo os demais requisitos de normatização das Referências Bibliográficas conforme NBR 6023/2018. 

Limites de páginas:

  • Limite de páginas: os textos devem ser apresentados com limite mínimo de 15 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências. 

 Outras observações:

  1. Os artigos devem ser submetidos conforme o Template da Revista. Clique aqui para ver modelo.
  2. Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição ou agência de fomento, essa informação deverá ser mencionada.
  3. As referências bibliográficas devem seguir a NBR 6023 mais atualizada.
  4. Ao fazer a submissão dos textos, os autores estão automaticamente fazendo a cessão dos direitos autorais dos mesmos em nome da Revista, uma vez aprovados pela Comissão Editorial. No entanto, é obrigatório encaminhar em anexo com os arquivos da submissão a Declaração de Direitos Autorais
  5. Os textos publicados expressam opiniões de exclusiva responsabilidade de seus proponentes.
  6. Os autores são responsáveis pelos aspectos éticos relacionados tanto à pesquisa quanto à sua divulgação.  Devem também atentar-se para que todas as fontes de informação (sejam textos ou imagens) tenham sido devidamente citadas/referenciadas e que elas não requerem licença de uso. Caso o artigo seja derivado de trabalho anterior (TCC, dissertação, tese, apresentação em eventos etc.), é imprescíndível que se façam as autocitações para que não seja caracterizado autoplágio. 
  7. Pessoas menores de idade não podem ser identificadas por meio de informações textuais, iconográficas ou por qualquer outra forma. Caso o uso de imagens seja imprescindívei, elas devem ser manipuladas para que crianças e adolescentes não sejam expostos. A identificação de pessoas maiores de idade só será aceitável se houver menção do texto a respeito de sua autorização expressa. 
  8. Os artigos devem apresentar, em seu início, logo após o título, um resumo de até té 200 palavras, contendo objetivos, metodologia, conclusões e mínimo de três e máximo de seis palavras-chave em língua portuguesa e, em seguida, o mesmo texto em inglês.
  9. Os autores devem submeter o artigo sem qualquer marca de identificação (o campo específico de identificação no template deve ser preenchido apenas em caso de aprovação nas fases finais de edição para publicação).
  10. No momento de cadastro e ´preenchimento dos metadados de autoria não preencher o campo "Nome Público de Preferência". Além disso, o campo "Sobrenome" refere-se apenas ao último sobrenome dos autores (ex: Francisco Alves dos Santos, a informação para sobrenome deve ser: Santos). 
  11. Não serão publicados mais que um artigo de cada autor em um mesmo número da Revista, independetemente da ordem de autoria.
  12. Ao subeterem os artigos os autores estão cientes de que poderão vir a ser chamados a atuarem como pareceristas da RID, conforme sua formação e disponibilidade.
  13. Os artigos submetidos à RID passam por verificação de similaridade por meio da ferramenta CopySpider, conforme descrito no Portal de  Periódicos da UESB.
  14. O tempo médio da submissão do manuscrito até o aceite é de 90 dias. Contudo,  esse prazo etá sujeito à interferência de fatores que não estão sob controle da RID, em específico, a disponibilidade dos revisores em emitir o parecer no prazo considerado.

 

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê: Cultura de paz

Serão selecionados artigos com reflexões teóricas, relatos de experiências e resultados de pesquisa, que tratem da formação, do desenvolvimento profissional e da inserção profissional docentes, em contextos de disputas, tensões e avanços no que se refere ao papel da educação na construção de cidadania global, em prol de uma sociedade mais justa e solidária.

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas

Organizadoras: Profa. Dra. Edvonete Souza de Alencar (UFGD) e Profa. Dra. Etienne Lautenschlager (UFRN).

Resumo: Serão selecionados artigos com reflexões teóricas, relatos de experiências ou resultados de pesquisa que discutam as especificidades, a importância, os entraves e as limitações do estágio curricular supervisionado e/ou indiquem possibilidades, apresentem inovações ou discutam o futuro desse espaço formativo em cursos de licenciatura de qualquer tipo ou modalidade.

Idioma: serão aceitos manuscritos em português e espanhol

Calendário:

Submissão de artigos: 01/06/2023 a 30/09/2023.

Publicação prevista:  maio de 2024.

Observações:

Os manuscritos devem seguir as normas de submissão da RID, conforme constam na página da revista: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/about/submissions

No momento da submissão, indicar na área 'Comentários para o Editor': Artigo para o Dossiê Estágio Supervisionado

Esperamos contar com a colaboração de todos para realizarmos as avaliações dos manuscritos submetidos. Por isso, os autores poderão vir a ser chamados para atuarem também como pareceristas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.