Sobre a Revista

Escopo e política editorial: 

Revista de Iniciação à Docência (RID-Uesb) tem periodicidade semestral,  divulgando ensaios teóricos, relatos de  experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação, desenvolvimento profissional e inserção profissional de professores, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação docente quanto para a  transformações nas práticas pedagógicas.  Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.

A submissão ocorre por fluxo contínuo. Todo artigo submetido é avalido pela equipe editorial para verificação de concordância com o escopo da revista e às normas da revista, em caso negativo, ele é devolvido aos autores, em caso positivo, segue para avaliação, que é realizada por pelo menos dois pareceristas ad hoc,  seguindo o sistema duplo-cego.

Na submissão de artigo, os autores concordam em fazer parte do corpo de pareceristas, podendo ser solicitados a avaliar trabalhos.

Processo de Avaliação por Pares

Os trabalhos recebidos serão analisados por dois pareceristas, conforme a política de avaliação por pares à cega, prevista no SEER. Caso haja incompatibilidades entre os pareceres, eles serão encaminhados pela editoria da revista a um terceiro parecerista ad hoc;

Caso o artigo tenha recebido parecer positivo, para que seja publicado, os autores devem atender todas as recomenações feitas pelos avaiadores ou apresentar justificativa para o não atendimento. Tal justificativa será avaliada pela editoria e pode ou ser aceita levando-se em consideração os apectos éticos, técnicos e editoriais.

Os trabalhos submetidos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:

  • Adequação ao escopo da Revista
  • Adequação do título do artigo ao texto
  • Clareza na formulação do tema e dos objetivos do artigo.
  • Adequação dos procedimentos metodológicos empregados
  • Contribuição  para o conhecimento sobre a iniciação à docência e a formação de professores.
  •  Coerência entre a formulação do(s) problema(s) e os argumentos desenvolvidos no corpo do texto.
  • Clareza na análise e apresentação de resultados e na articulação das conclusões.
  • Pertinência e atualidade da bibliografia utilizada.
  •  Adequada apropriação da bibliografia para a fundamentação dos argumentos do autor.
  • Correção da linguagem e redação empregada.
  • Uso adequado das normas da ABNT.

A publicação é on line e gratuita, sendo que os direitos autorais serão integralmente cedidos à RID.

Periodicidade

RID-UESB é um periódico semestral exclusivamente on line da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Estatísticas e indexadores

Os indicadores de acesso são obtidos pelo Google Analytics 

Há atribuição de DOI (Digital Object Identifier) para cada artigo publicado. 

A RID está indexada em várias bases nacionais e internacionais (veja aqui)

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.