Sobre a Revista
Escopo e política editorial:
Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb) tem periodicidade semestral, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, Residência Pedagógica etc.
A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.
A submissão se dá por fluxo contínuo. Todo artigo submetido é avalido pela equipe editorial para verificação de concordância com o escopo da revista, em caso negativo, ele é devolvido aos autores, em caso positivo, segue para avaliação, que é realizada por pelo menos dois pareceristas ad hoc, seguindo o sistema duplo-cego.
Na submissão de artigo, os autores concordam em fazer parte do corpo de pareceristas, podendo ser solicitados a avaliar trabalhos.
Processo de Avaliação por Pares
Os trabalhos recebidos serão analisados por dois pareceristas, conforme a política de avaliação por pares à cega, prevista no SEER. Caso haja incompatibilidades entre os pareceres, eles serão encaminhados pela editoria da revista a um terceiro parecerista ad hoc;
Caso o artigo tenha recebido parecer positivo, para que seja publicado, os autores devem atender todas as recomenações feitas pelos avaiadores ou apresentar justificativa para o não atendimento. Tal justificativa será avaliada pela editoria e pode ou ser aceita levando-se em consideração os apectos éticos, técnicos e editoriais.
Os trabalhos submetidos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:
- Adequação ao escopo da Revista
- Adequação do título do artigo ao texto
- Clareza na formulação do tema e dos objetivos do artigo.
- Adequação dos procedimentos metodológicos empregados
- Contribuição para o conhecimento sobre a iniciação à docência e a formação de professores.
- Coerência entre a formulação do(s) problema(s) e os argumentos desenvolvidos no corpo do texto.
- Clareza na análise e apresentação de resultados e na articulação das conclusões.
- Pertinência e atualidade da bibliografia utilizada.
- Adequada apropriação da bibliografia para a fundamentação dos argumentos do autor.
- Correção da linguagem e redação empregada.
- Uso adequado das normas da ABNT.
A publicação é on line e gratuita, sendo que os direitos autorais serão integralmente cedidos à RID.
Periodicidade
RID-UESB é um periódico semestral exclusivamente on line da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Estatísticas e indexadores
Os indicadores de acesso são obtidos pelo Google Analytics
Há atribuição de DOI (Digital Object Identifier) para cada artigo publicado.
A RID está indexada em várias bases nacionais e internacionais (veja aqui)
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.