Sobre a Revista

Escopo e política editorial: 

Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb) mantém uma periodicidade de duas edições anuais, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, Residência Pedagógica etc.

A  RID divulga ensaios teóricos, relatos de  experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a  transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente.  Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.

A submissão se dá por fluxo contínuo. Todo artigo submetido é avalido pela equipe editorial para verificação de concordância com o escopo da revista, em caso negativo, ele é devolvido aos autores, em caso positivo, segue para avaliação, que é realizada por pelo menos dois pareceristas ad hoc,  seguindo o sistema duplo-cego.

Autores que tenham publicado trabalho na RID não terão novos artigos publicados nos três números subsequentes.  

Na submissão de artigo, os autores concordam em fazer parte do corpo de pareceristas, podendo ser solicitados a avaliar trabalhos.

Processo de Avaliação por Pares

Os trabalhos recebidos serão analisados por dois pareceristas, conforme a política de avaliação por pares à cega, prevista no SEER. Caso haja incompatibilidades entre os pareceres, eles serão encaminhados pela editoria da revista a um terceiro parecerista ad hoc;

Caso o artigo tenha recebido parecer positivo, para que seja publicado, os autores devem atender todas as recomenações feitas pelos avaiadores ou apresentar justificativa para o não atendimento. Tal justificativa será avaliada pela editoria e pode ou ser aceita levando-se em consideração os apectos éticos, técnicos e editoriais.

Os trabalhos submetidos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:

  • Adequação ao escopo da Revista
  • Adequação do título do artigo ao texto
  • Clareza na formulação do tema e dos objetivos do artigo.
  • Adequação dos procedimentos metodológicos empregados
  • Contribuição  para o conhecimento sobre a iniciação à docência e a formação de professores.
  •  Coerência entre a formulação do(s) problema(s) e os argumentos desenvolvidos no corpo do texto.
  • Clareza na análise e apresentação de resultados e na articulação das conclusões.
  • Pertinência e atualidade da bibliografia utilizada.
  •  Adequada apropriação da bibliografia para a fundamentação dos argumentos do autor.
  • Correção da linguagem e redação empregada.
  • Uso adequado das normas da ABNT.

A publicação é on line e gratuita, sendo que os direitos autorais serão integralmente cedidos à RID.

Periodicidade

RID-UESB é um periódico semestral exclusivamente on line da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Estatísticas e indexadores

Os indicadores de acesso são obtidos pelo Google Analytics 

Há atribuição de DOI (Digital Object Identifier) para cada artigo publicado. 

A RID está indexada em várias bases nacionais e internacionais (veja aqui)

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.