Estágio supervisionado em ambiente não escolar: um olhar sobre a atuação da(o) profissional de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13786

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado em Ambiente Não Escolar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Castanhal-PA

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada sobre o trabalho da(o) pedagoga(o) em ambientes não escolares, mais especificadamente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Castanhal-PA, no setor de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Para tanto, pretende identificar as funções e as principais demandas de trabalho, as estratégias pedagógicas adotadas para o desenvolvimento das atividades dessa(e) profissional e os principais desafios enfrentados no seu trabalho. A pesquisa fundamenta-se nos princípios de abordagem qualitativa e faz o uso tanto de pesquisa bibliográfica e documental, a partir do estudo de diferentes documentos sobre o Estágio Supervisionado e das principais legislações e os regimentos e orientações técnicas do CREAS, quanto de pesquisa empírica, a partir da realização de entrevista semiestruturada, realizada com a pedagoga do CREAS que atua no setor do SEAS da referida unidade, fundamentando-se, também, na pesquisa participante, constituída a partir das experiências e impressões obtidas durante as observações no lócus da pesquisa. Constatou-se que além de atuar como mediadora nos processos de socialização e interação das(os) usurárias(os) da unidade, esta profissional acaba assumindo outras funções relacionadas à escuta, acolhimento e proposições de atividades pedagógicas lúdicas e interativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Claudio da Paz, Universidade Federal do Pará

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Linha de Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia. Advogado (OAB/PA). Especialista em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Licenciado em Pedagogia (UFPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Currículo e Formação de Professores (CNPQ/UFPA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros (NEAB/UFPA).

Ana Paula Vieira e Souza, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação na Linha Políticas Públicas Educacionais e Mestre em Educação na Linha Currículo e Formação de Professores pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Bragança. Especialista em Ensino/Aprendizagem da Língua Portuguesa pela UFPA. Formação Pedagógica e Graduada Plena em Secretariado Executivo Bilíngue pela UNAMA. Professora do PPLSA/UFPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA). Vice-Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros (NEAB/UFPA). Pós-Doutora em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel.

Deyverson Luener de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Pará

Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), na Linha de pesquisa Sociedade, Urbanização e Estudos Populacionais, pertence ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA), na Linha de pesquisa Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia. Possui Especialização em Educação e Interculturalidade na Amazônia (UFPA) e graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação - (GEPTE/UFPA) e do Núcleo de Estudos e pesquisa Afro-Brasileiros- (NEAB/UFPA).

Referências

BERNSTEIN, Basil. Pedagogização do conhecimento: Estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 120, p.75-110, nov. 2003.

BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Brasília, DF, 2005.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Dário Oficial da União, 23.12.1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31. ago. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ rcp01_06.pdf. Acesso em: 08 jun. 2002.

BRASIL. Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Gráfica e Editora Brasil LTDA, 2011.

BRINKHUS, Nicole. Análise da influência da nova lei dos estágios, em relação a atual prática, na experiência profissional dos estagiários da Unisinos. 2008. 164 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos de São Leopoldo-RS, UNISINOS, São Leopoldo.

CALIMAN, Geraldo. Pedagogia social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação, v. XII, p. 341-368, 2010.

FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da Pesquisa Científica. 2a Ed. São Paulo: Atlas, 2015.

HISTÓRICO DA pandemia de COVID-19. Organização Pan-americana da Saúde, Brasília: OPAS/OMS, [2023]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 31 ago. 2023.

KOCHHANN, Andréa. Pedagogia em espaços não-escolares: uma discussão à luz do trabalho pedagógico (org.). Goiânia: Kelps, 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê?. São Paulo, Cortez, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Coleção temas sociais).

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, v. 3, n. 3,4, p. 5-24, 2006.

SANTOS, Joana Darc Cardoso dos; COSTA, Artemízia Ribeiro Lima; NUNES, Albano Oliveira. O PEDAGOGO NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Revista Educação & Linguagem, v. 4, p. 60-76, 2017.

SEVERINO, Antônio Joaquim Severino. Metodologia do Trabalho Cientifico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 96, n. 244, p. 561-576, set./dez. 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

Paz, F. C. da, Souza, A. P. V. e, & Ferreira, D. L. de O. (2024). Estágio supervisionado em ambiente não escolar: um olhar sobre a atuação da(o) profissional de Pedagogia . Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13786, 1-18. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13786

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas