Professor iniciante: os desafios do início da carreira
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12388Palavras-chave:
Início de carreira, Aprendizagem docente, EducaçãoResumo
A discussão acerca da profissão docente não é recente, porém é pertinente que se mantenha em pauta devido às mudanças que ocorrem na sociedade e, consequentemente, no cenário geral da docência. Assim, a pergunta norteadora do presente trabalho é quais são os desafios do início da carreira? O objetivo da pesquisa é compreender os desafios encontrados no início da carreira e reconhecer os movimentos da docência iniciais, tendo em vista que é nesta etapa que ocorre a mudança de papéis, onde o aluno se torna o professor. Metodologicamente, realizou- se uma pesquisa bibliográfica respaldada em autores basilares que versam sobre o tema, bem como produções recentes. Nossos estudos fazem entender que os desafios na iniciação à docência implicam em diversos outros, principalmente da vida pessoal e que se entrelaçam com a profissão. Assim como a preparação psicológica e emocional necessárias para tal fase, mas que não são características abordadas o suficiente nos cursos de formação de professores, que chegam despreparados para o que enfrentarão ao se inserir na profissão. Portanto, compreendemos que na fase da iniciação da carreira são vários os desafios que o professor iniciante terá de superar e isto torna necessário contínuos movimentos de aprendizagem docente.
Downloads
Referências
FREITAS, M. N. de C. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 155, p. 155-172, março/2002.
GARCIA, C. M. Estrutura conceptual da formação de professores. In: MARCELO GARCIA, C. (Ed.). Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora, 1999. p. 17-68.
GATTI, Bernardete Angelina. O início da carreira docente: formas de entrada, primeiras experiências profissionais e políticas educacionais. Anais do III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Santiago do Chile. 2012.
GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1995.
GUARNIERI, Maria Regina. Tornando-se professor: o início da carreira docente e a consolidação na profissão. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1996.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-61.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 119 p. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 77).
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.
LIMA, Emília Freitas de; et al. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Educação & Linguagem Ano 10, n.15, jan-jun 2007, p.138-160.
MARIANO, A. L. S. A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? Revista Exitus, vol 02, n° 01, jan./jun.2012.
MARIANO, A. L. S. O início da docência e o espetáculo da vida na escola: abrem-se as cortinas. In: LIMA, Emília Freitas de. (org.) Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v.40,n.1,p.101-116, jan./abr, 2015.
NÓVOA, A. O regresso dos professores. Livro da conferência Desenvolvimento Profissional de Professores para a Qualidade e para a Equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Lisboa: Ministério de Educação, 2008.
PALOMINO, T. J. A aprendizagem da docência de uma professora iniciante: um olhar comfoco na intermulticulturalidade. 2009. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances – Vol. III – Setembro de 1997.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2010.
ROMANOWSKI, J. P. Professores Principiantes no Brasil: questões atuais.
Anais do III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Santiago do Chile. 2012
SANTOS, V.; ANDRADE, E. dos R. G. Sentidos de responsabilidades: ser professor. Rev. Bras. de Educ. de Jov. e Adultos vol. 7, ahead of print, 2019.
SARMENTO, M. J. A vez e a voz dos professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Portugal: Porto Editora, 1994.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007.
SILVA, M. C. M. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. In: ESTRELA, M. T. Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora Ltda., 1997. p.51-80.
SOARES, M.; MACIEL, F. Alfabetização. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 5° ed. 2005.
UMBELLINO, M. M.; CIRÍACO, K. T. “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 1, p. 399-425, jan./abril. 2018.
VEENMAN, S. Problemas percebidos de professores iniciantes. Review of Eucational Research, verão, 1984, Vol. 54.nº 2, pp. 143-178.
VIANA, C. A.; ALMEIDA, S. V. As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu. R. Eletr. Cient. Inov. Tecnol, Medianeira, v. 8, n. 16, 2017. E – 5118.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.