Professor iniciante: os desafios do início da carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12388

Palavras-chave:

Início de carreira, Aprendizagem docente, Educação

Resumo

A discussão acerca da profissão docente não é recente, porém é pertinente que se mantenha em pauta devido às mudanças que ocorrem na sociedade e, consequentemente, no cenário geral da docência. Assim, a pergunta norteadora do presente trabalho é quais são os desafios do início da carreira? O objetivo da pesquisa é compreender os desafios encontrados no início da carreira e reconhecer os movimentos da docência iniciais, tendo em vista que é nesta etapa que ocorre a mudança de papéis, onde o aluno se torna o professor. Metodologicamente, realizou- se uma pesquisa bibliográfica respaldada em autores basilares que versam sobre o tema, bem como produções recentes. Nossos estudos fazem entender que os desafios na iniciação à docência implicam em diversos outros, principalmente da vida pessoal e que se entrelaçam com a profissão. Assim como a preparação psicológica e emocional necessárias para tal fase, mas que não são características abordadas o suficiente nos cursos de formação de professores, que chegam despreparados para o que enfrentarão ao se inserir na profissão. Portanto, compreendemos que na fase da iniciação da carreira são vários os desafios que o professor iniciante terá de superar e isto torna necessário contínuos movimentos de aprendizagem docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Almeida Lopes, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Humanas na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja. Bolsista da CAPES pelo Programa de Residência Pedagógica - PRP, núcleo Geografia. Integrante do Grupo de estudos: vivências e pesquisa e do projeto de cultura Saúde Mental e Bem-Estar. 

Juliana Lima Moreira Rhoden, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Borja/RS, Doutora
em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM- RS, Mestre em Ciências da Linguagem
pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL- SC, Graduada em Psicologia pela Universidade
Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- Unijuí – RS.

Referências

FREITAS, M. N. de C. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 155, p. 155-172, março/2002.

GARCIA, C. M. Estrutura conceptual da formação de professores. In: MARCELO GARCIA, C. (Ed.). Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora, 1999. p. 17-68.

GATTI, Bernardete Angelina. O início da carreira docente: formas de entrada, primeiras experiências profissionais e políticas educacionais. Anais do III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Santiago do Chile. 2012.

GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1995.

GUARNIERI, Maria Regina. Tornando-se professor: o início da carreira docente e a consolidação na profissão. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1996.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-61.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 119 p. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 77).

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.

LIMA, Emília Freitas de; et al. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Educação & Linguagem Ano 10, n.15, jan-jun 2007, p.138-160.

MARIANO, A. L. S. A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? Revista Exitus, vol 02, n° 01, jan./jun.2012.

MARIANO, A. L. S. O início da docência e o espetáculo da vida na escola: abrem-se as cortinas. In: LIMA, Emília Freitas de. (org.) Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v.40,n.1,p.101-116, jan./abr, 2015.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. Livro da conferência Desenvolvimento Profissional de Professores para a Qualidade e para a Equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Lisboa: Ministério de Educação, 2008.

PALOMINO, T. J. A aprendizagem da docência de uma professora iniciante: um olhar comfoco na intermulticulturalidade. 2009. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances – Vol. III – Setembro de 1997.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2010.

ROMANOWSKI, J. P. Professores Principiantes no Brasil: questões atuais.

Anais do III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Santiago do Chile. 2012

SANTOS, V.; ANDRADE, E. dos R. G. Sentidos de responsabilidades: ser professor. Rev. Bras. de Educ. de Jov. e Adultos vol. 7, ahead of print, 2019.

SARMENTO, M. J. A vez e a voz dos professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Portugal: Porto Editora, 1994.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

SILVA, M. C. M. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. In: ESTRELA, M. T. Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora Ltda., 1997. p.51-80.

SOARES, M.; MACIEL, F. Alfabetização. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 5° ed. 2005.

UMBELLINO, M. M.; CIRÍACO, K. T. “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 1, p. 399-425, jan./abril. 2018.

VEENMAN, S. Problemas percebidos de professores iniciantes. Review of Eucational Research, verão, 1984, Vol. 54.nº 2, pp. 143-178.

VIANA, C. A.; ALMEIDA, S. V. As perspectivas e os desafios do início de carreira docente para os professores da rede pública municipal de Foz do Iguaçu. R. Eletr. Cient. Inov. Tecnol, Medianeira, v. 8, n. 16, 2017. E – 5118.

Downloads

Publicado

2023-08-08

Como Citar

Lopes, L. A., & Rhoden, J. L. M. (2023). Professor iniciante: os desafios do início da carreira. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12388, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12388