Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11949

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Democratização, Projeto Político Pedagógico, Comunidade

Resumo

A construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) é essencial para orientar as atividades da comunidade escolar proporcionando uma base sólida para a organização e o desenvolvimento da educação. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em investigar a compreensão de docentes que atuam no município de Cairu-BA sobre o PPP. Fundamentado na perspectiva de Paulo Freire e em alguns estudos que discutem a construção de um PPP, foi realizado um questionário relativo à construção do PPP, sua importância e suas bases democráticas. As informações foram obtidas por um questionário desenvolvido no Google Forms e enviado via link pelo aplicativo Whatsapp e foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, com base nas seguintes categorias: i) Orientar/Nortear o fazer pedagógico; ii) Identidade Escolar; iii) A importância da Comunidade e a democratização do PPP.  Dentre os resultados apresentados, destaca-se a importância da participação da comunidade escolar na elaboração do PPP como caminho para transformação da realidade e democratização do processo educacional. Ademais, o estudo indica a relação entre o entendimento do professor acerca do PPP como um dos elementos norteadores para sua construção, visto que, está intrinsecamente ligado à participação dos docentes no processo de discussão, elaboração e execução do PPP.

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Biografia do Autor

Lina Meireles Magalhães, Secretaria Municipal de Educação de Cairú Bahia/Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz Ilhéus /Bahia. Professora da Educação Básica do Município de Cairu/BA. E-mail: lina.me.magalhaes@gmail.com  – ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4653-6321

Indionara Galvão Reis, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus /Bahia. Email: indionaragalvao@hotmail.com - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9717-1257

Simoni Tormöhlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Exatas, Ilhéus/Bahia. E-mail:  stgehlen@uesc.br – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9786-3392

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

Magalhães, L. M., Reis, I. G., & Gehlen, S. T. (2023). Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11949, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11949