Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397

Palavras-chave:

Formação inicial, Residência pedagógica, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial do professor de Matemática, em particular uma experiência vivenciada pela autora e, desse modo, compreender como se caracteriza a relação entre a instituição e escola. Esta pesquisa teve como procedimento metodológico duas fontes principais, sendo a pesquisa bibliográfica, com amparo na literatura existente sobre o PRP. E a outra parte da pesquisa, aconteceu por meio da observação participativa. Concluímos que, o PRP permite ao estagiário desenvolver a prática docente em um ambiente supervisionado, promovendo a apropriação de conteúdos teóricos, metodológicos e práticos, que estão intimamente relacionados com a construção do conhecimento sobre o ensino da matemática. Além disso, as atividades desenvolvidas no PRP promovem a reflexão do estagiário sobre sua prática de ensino, favorecendo o uso de múltiplos recursos de aprendizagem e a construção de um aprendizado significativo.

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Biografia do Autor

Adriele Oliveira Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0567-3293, e-mail: oliveiraadriele310@gmail.com.

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

Costa, A. O. (2023). Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12397, 1-16. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397