Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397Palavras-chave:
Formação inicial, Residência pedagógica, Licenciatura em MatemáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial do professor de Matemática, em particular uma experiência vivenciada pela autora e, desse modo, compreender como se caracteriza a relação entre a instituição e escola. Esta pesquisa teve como procedimento metodológico duas fontes principais, sendo a pesquisa bibliográfica, com amparo na literatura existente sobre o PRP. E a outra parte da pesquisa, aconteceu por meio da observação participativa. Concluímos que, o PRP permite ao estagiário desenvolver a prática docente em um ambiente supervisionado, promovendo a apropriação de conteúdos teóricos, metodológicos e práticos, que estão intimamente relacionados com a construção do conhecimento sobre o ensino da matemática. Além disso, as atividades desenvolvidas no PRP promovem a reflexão do estagiário sobre sua prática de ensino, favorecendo o uso de múltiplos recursos de aprendizagem e a construção de um aprendizado significativo.
Downloads
Referências
ABREU, Maria Célia de; MASETTO, Marcos Tarciso. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. 8. ed. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria GAB n° 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica – PRP. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf. Acesso em: 14 de junho de 2023.
CALDERANO, Maria da Assunção. O estágio supervisionado para além de uma atividade curricular: avaliação e proposições. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 53, p. 250-278, set/dez. 2012.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Programa de Residência Pedagógica. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica#:~:text=O%20Programa%20de%20Resid%C3%AAncia%20Pedag%C3%B3gica,aperfei%C3%A7oamento%20da%20forma%C3%A7%C3%A3o%20inicial%20de. Acesso em: 14 de junho de 2023.
COSTA, Adriele Oliveira. Relatório das atividades desenvolvidas no projeto da Residência Pedagógica 2020/2022. Acesso em: 17 jan. 2023.
E. E. PROFESSOR LEVINDO LAMBERT. QEdu. Disponível em: https://qedu.org.br/escola/31082490-ee-professor-levindo-lambert. Acesso em: 26 de março de 2023.
E. E. PROFESSOR LEVINDO LAMBERT. Melhor escola. Disponível em: https://www.melhorescola.com.br/escola/ee-professor-levindo-lambert. Acesso em: 26 de março de 2023.
E. E. PROFESSOR LEVINDO LAMBERT. Escola Pública Estadual. Disponível em: https://www.escol.as/147873-ee-professor-levindo-lambert. Acesso em: 26 de março de 2023.
FREITAS, Mônica Cavalcante; FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. EnPe – Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.
GONÇALVES, Bruno; CORASSA, Thalia Falquievicz. Relatório das atividades de metodologia e prática de ensino de matemática – estágio supervisionado I. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências Extas e Tecnologias – Colegiado de Matemática. Cascavel, Paraná, 2018.
GONÇALVES, Sheila Maria Santos; SILVA, João Felix; BENTO, Maria das Graças. Relato sobre o Programa de Residência Pedagógica: Um olhar sobre a Formação Docente. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, N. 48 p. 670-683, Dezembro, 2019.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2005.
LEMES, Camila de Menezes; ASSIS, Carla Carolina Dias; BRAGA, Ederlaine Fernandes; ALMEIDA, Gizela Bastos da Mota. A teoria e a prática na formação de professores: desafios e dilemas. IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino ‐ 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. – 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2003.
MAY, T. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. 2001. Porto Alegre, Artemed.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PIBID – Apresentação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em: 30 de março de 2023.
PROENÇA, Wander de Lara. O Método da Observação Participante: Contribuições e aplicabilidade para pesquisas no campo religioso brasileiro. Revista Aulas, Dossiê Religião n. 4 – abril 2007/julho 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.