Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397

Palabras clave:

Formação inicial, Residência pedagógica, Licenciatura em Matemática

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial do professor de Matemática, em particular uma experiência vivenciada pela autora e, desse modo, compreender como se caracteriza a relação entre a instituição e escola. Esta pesquisa teve como procedimento metodológico duas fontes principais, sendo a pesquisa bibliográfica, com amparo na literatura existente sobre o PRP. E a outra parte da pesquisa, aconteceu por meio da observação participativa. Concluímos que, o PRP permite ao estagiário desenvolver a prática docente em um ambiente supervisionado, promovendo a apropriação de conteúdos teóricos, metodológicos e práticos, que estão intimamente relacionados com a construção do conhecimento sobre o ensino da matemática. Além disso, as atividades desenvolvidas no PRP promovem a reflexão do estagiário sobre sua prática de ensino, favorecendo o uso de múltiplos recursos de aprendizagem e a construção de um aprendizado significativo.

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Biografía del autor/a

Adriele Oliveira Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0567-3293, e-mail: oliveiraadriele310@gmail.com.

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Publicado

2023-08-09

Cómo citar

Costa, A. O. (2023). Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12397, 1-16. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397