CARTOGRAFIAS, CONEXÕES E LINHAS DE FUGA: POR UMA EDUCAÇÃO DESMEDICALIZANTE
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8789Palabras clave:
Experiência, Educação Inclusiva, Medicalização da aprendizagem, CartografiaResumen
Nesta escritura, o objetivo principal é trazer o saber de experiência construído a partir das artesanias do Mestrado em Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense – PPGEn/UFF. As experiências foram situadas enquanto amálgamas das questões teóricas refletidas a partir das leituras e reflexões. Lancei mão da Cartografia para registrar algumas considerações sobre a Educação Inclusiva, linhas de fuga, medicalização da aprendizagem e multiplicidades de habitar o território escolar. É necessário problematizar a medicalização territorializada nas escolas e produzir movimentos instituintes no fazer pedagógico. Processo esse capaz de resistir à medicalização da aprendizagem que demarca a produção de subjetividades e anuncia uma prática ortopédica para com os corpos.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Adriana Barin de. O trabalho comum através do aprendizado dos afetos na Rede de Atenção Psicossocial. Rev. Polis e Psique, 2015; 5(3): 80 - 93.
CANDAU, V. Didática: questões contemporâneas. Rio de janeiro: Editora Forma e Ação, 2009.
CARVALHO, R. E. Experiências de assessoramento a sistemas educativos governamentais na transição para a proposta inclusiva. Movimento: Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Niterói-RJ. N 7. 2003.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles. Controle e Devir. In: ______. Conversações. 3. ed. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 213-222.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.I. São Paulo, Ed. 34. 2004.
DELIGNY, Fernand. O Aracniano e outros textos. São Paulo: N-1 Edições, 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: Guacira Lopes Louro, Jane Felipe, Silvana Vilodre Goellner (orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação / 5.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
PASSOS, E. ; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (orgs.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Alegre: Sulina, 2015.
LARROSA, J. (2002). Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr.
LARROSA, J. (2004). Sobre a lição. Linguagem e educação depois de Babel. Trad. Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica.
MACHADO, Adriana; ALMEIDA, Isabel; SARAIVA, Luis Fernando de Oliveira. Rupturas Necessárias para uma prática Inclusiva. In: Conselho Federal de Psicologia (org.) Educação Inclusiva: Experiências Profissionais em Psicologia/ Conselho Federal de Psicologia. – Brasília : Conselho Federal de Psicologia, 2009.
MANTOAN, M. T. Egler, PRIETO, R. Gavioli, ARANTES V. Amorim (Org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos, 1ed. São Paulo: Summus, 2009. (1ª. Parte).
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, pp. 10-35.
PATTO, M. H. S.. A produção do fracasso escolar. Histórias de submissão e rebeldia. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. 454p
SKLIAR, C. A inclusão que é ''nossa'' e a diferença que é do ''outro''. Rodrigues, D. (org.) Inclusão e Educação: Doze olhares sobre a educação inclusiva. (PP. 16- 34). São Paulo: Summus, 2006.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Vozes, 2003
VEIGA-NETO, Alfredo & LOPES, Maura Corcini. Inclusão, exclusão, in/exclusão. Verve, 2011, p. 121-135.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.