CONTRIBUIÇÕES DO AEE PARA ESTUDANTES COM INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO: O OLHAR DOS EDUCADORES, DAS FAMÍLIAS E DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8733

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação., Atendimento Educacional Especializado., Educação Inclusiva

Resumo

A estimulação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é imprescindível para o seu desenvolvimento global. No Brasil, essa estimulação é um direito garantido na legislação, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), desde a educação básica ao ensino superior, apesar desses estudantes nem sempre terem acesso a ela por razões diversas, dentre elas: a falta de identificação dos indicadores de AH/SD desses estudantes nos contextos escolares, escassez de políticas públicas mais efetivas para oferta do AEE, por exemplo.  Por conseguinte, esta investigação apresenta um estudo de caso desenvolvido no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS/S) do Amazonas, visando compreender a contribuição do AEE para a estimulação de estudantes com indicadores de AH/SD. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os envolvidos no processo: estudantes, pais/responsáveis e educadores, considerando que suas vozes são fundamentais para a análise dos contributos do AEE para o desenvolvimento das AH/SD dos estudantes.

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Biografia do Autor

Andrezza Belota Lopes Machado, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professora Assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pesquisadora do Laboratório de Políticas, Pesquisas e Práticas Educacionais em Altas Habilidades/Superdotação - LAP³EAHS.

Lucinete Tavares da Costa Queiroz, Faculdade Censupeg

Pós-Graduanda em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Censupeg. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Machado, A. B. L. ., & Queiroz, L. T. da C. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO AEE PARA ESTUDANTES COM INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO: O OLHAR DOS EDUCADORES, DAS FAMÍLIAS E DAS CRIANÇAS . APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 43-62. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8733