ENSINO DE ESPANHOL PARA ESTUDANTES BRASILEIROS DE FORMA REMOTA E O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10714

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de ELE; Ensino remoto; Estratégias de comunicação; Pronúncia em língua espanhola.

Resumo

Com o advento da pandemia de Covid-19, diferentes instituições no Brasil e no mundo passaram a colocar em prática, de modo mais intenso, o ensino remoto. Essa solução temporária, que tem como principal recurso a internet, vem sendo  adotada  para dar prosseguimento às atividades pedagógicas em diversos contextos. Visando contribuir nesta discussão, neste texto temos o objetivo de discorrer sobre o papel das estratégias de comunicação na aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) bem como destacar a importância da expressão corporal no ensino remoto. Neste trabalho, apresentamos três atividades pedagógicas desenvolvidas com o intuito de auxiliar um grupo de estudantes de espanhol a aprimorar a expressão oral no que tange à pronúncia e ao uso das estratégias de comunicação nesse idioma. Para elaborar as tarefas, utilizamos dois aplicativos: Whatsapp e Anchor. Como resultado, observamos uma mudança de comportamento da turma no ambiente de sala de aula virtual; os alunos mais reservados passaram a abrir a câmera e o microfone e as participações se tornaram mais ativas e espontâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva Gomes, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus - I).

 

Referências

BEHAR, P.A. Artigo O ensino remoto emergencial e a Educação a Distância. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 08 abr. 2021.

BIALYSTOK, E. Some factors in the selection and implementation of communication strategies. In: Faerch, C; Kasper, G. (org.) Strategies in Interlanguage Communication. London: Longman, 1983 p. 100- 118.

CORDER, S. P. Strategies of Communication. In CLAUS, Faerch; KASPER, Gabriele, (org.), Strategies in Interlanguage Communication. London: Longman, 1983, p.243-248.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

INSTITUTO CERVANTES. Plan curricular del Instituto Cervantes. Alcalá de Henares:Publicación del Instituto Cervantes, 1994.

PINILLA GÓMEZ, R. La expression oral. In: SÁNCHEZ LOBATO, J; LÓPEZ MORALES, H. (org.) Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2004b, p.435-446.

______. Las estrategias de comunicación. In: SÁNCHEZ LOBATO, J; LÓPEZ MORALES, H. (org.) Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2004a, p.879-897.

PRESENCIA en el aula virtual. Hernán Aldana. TEDx PuraVidaSalon. [sl., sn.]. Publicado pelo Canal TEDx Talks. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oi4vo0YoEKM&t=3s.mAceso en: 17 jul. 2021.

TARONE, E. Some thoughts on the notion of 'communication strategy’. Tesol Quarterly, n. 3, v.15, 1981.p. 285-295.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Silva Gomes, A. . (2022). ENSINO DE ESPANHOL PARA ESTUDANTES BRASILEIROS DE FORMA REMOTA E O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10714

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados