ENSINO DE ESPANHOL PARA ESTUDANTES BRASILEIROS DE FORMA REMOTA E O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10714

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem de ELE; Ensino remoto; Estratégias de comunicação; Pronúncia em língua espanhola.

Resumen

Com o advento da pandemia de Covid-19, diferentes instituições no Brasil e no mundo passaram a colocar em prática, de modo mais intenso, o ensino remoto. Essa solução temporária, que tem como principal recurso a internet, vem sendo  adotada  para dar prosseguimento às atividades pedagógicas em diversos contextos. Visando contribuir nesta discussão, neste texto temos o objetivo de discorrer sobre o papel das estratégias de comunicação na aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) bem como destacar a importância da expressão corporal no ensino remoto. Neste trabalho, apresentamos três atividades pedagógicas desenvolvidas com o intuito de auxiliar um grupo de estudantes de espanhol a aprimorar a expressão oral no que tange à pronúncia e ao uso das estratégias de comunicação nesse idioma. Para elaborar as tarefas, utilizamos dois aplicativos: Whatsapp e Anchor. Como resultado, observamos uma mudança de comportamento da turma no ambiente de sala de aula virtual; os alunos mais reservados passaram a abrir a câmera e o microfone e as participações se tornaram mais ativas e espontâneas.

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Biografía del autor/a

Aline Silva Gomes, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus - I).

 

Citas

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Publicado

2022-08-26

Cómo citar

Silva Gomes, A. . (2022). ENSINO DE ESPANHOL PARA ESTUDANTES BRASILEIROS DE FORMA REMOTA E O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10714

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados