O reconhecimento da voz no ensino de português como língua de acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.15170

Palavras-chave:

Ensino/Aprendizagem, PLAc, Voz como valor, Voz como processo

Resumo

O presente artigo, versa sobre o reconhecimento da “voz” como elemento constituinte do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). A ideia central é elucidar as relações do ensino - aprendizado da língua com a construção/validação da voz do aprendente. Reconhecer e dar “voz” é um dos pilares do processo pedagógico do PLAc, tendo como objetivo o acolhimento e a integração  social do migrante em situação de crise no Brasil. Para isso, amparamos nossa argumentação no conceito de voz traçado por Couldry (2010) a partir das discussões de Lima (2012, 2013) e suas características presentes no ensino de PLAc, a partir dos elementos que o compõe conforme discutido por Reinoldes e Amado(2021), Diniz e Neves (2018), Fiorelli (2022), Alomba Ribeiro e Santos (2023).

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Biografia do Autor

Zilanezia Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduada em Comunicação Social e mestranda do Programa de Pós Graduação Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente desenvolve a pesquisa no campo de Português como Língua de Acolhimento, área da Linguística Aplicada como bolsista CAPES. Durante a graduação desenvolveu pesquisas no âmbito de Iniciação Cientifica também como bolsista, no Grupo de Pesquisa Estudos de Folkcomunicação. Contato: zilalima84@gmail.com

Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Alcalá, Departamento
de Filologia (2005). Professora Emérita da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Professora
permanente do Programa Unificado de Pós-Graduação em Letras: Linguagens
e Representações, da Uniersidade Estadual de Santa Cruz; e Professora
PVNS da Universidade Federal de Roraima no período de 2019 a 2023. Contato:
profdajuda@gmail.com

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Silva Lima Santos Rocha, Z., & Alomba Ribeiro, M. D. (2024). O reconhecimento da voz no ensino de português como língua de acolhimento. fólio - Revista De Letras, 15(2), 68-82. https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.15170

Edição

Seção

DOSSIÊ