O abraço das palavras: o português como língua de acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.15370

Palavras-chave:

Imigrantes, Língua de acolhimento, Português como língua de acolhimento

Resumo

O português como língua de acolhimento relaciona-se à integração dos migrantes ao país acolhedor, pois volta-se às necessidades desses migrantes e às convenções sociais que eles precisam dominar em seu novo contexto de vida. Nessa direção, o objetivo geral deste estudo é refletir sobre o ensino de língua portuguesa a partir da perspectiva do português como língua de acolhimento. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, empreendida durante práticas de estágio curricular supervisionado do curso de Letras. Para a coleta dos dados, utilizou-se um diário de campo. A língua de acolhimento contribui para a integração à vida diária, pois as necessidades comunicativas dos imigrantes perpassam por diversos setores da vida, como educação, trabalho, saúde, moradia e relações pessoais. O papel do português como língua de acolhimento e seus impactos na integração de imigrantes relaciona-se, essencialmente, com a inserção, a interação, o entendimento das tradições culturais, competências para atividades cotidianas, como compras e negociações, ingresso no mercado de trabalho, dentre outras necessidades e anseios desses imigrantes na sociedade. Assim, esta pesquisa permitiu observar que o português como língua de acolhimento, diante das correntes migratórias, em território brasileiro, é relevante para atender às várias atuações sociais dos imigrantes em seu novo local de vivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Sevegnani, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NEICA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD), associado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), onde atua principalmente na área da tradução, traduzindo teses, resumos, artigos e livros. 

Thais de Souza Schlichting, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Está realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURB) sob orientação da prof. Dra. Adriana Fischer. É doutora em Linguística (área de concentração Psicolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Faz parte dos grupos de pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Compreensão (UFSC) e do Grupo de Estudo de Alfabetização - GRUPA (UNESP). Coordena o Grupo de Estudos em Educação Linguística e Literária (FURB). Atualmente, é coordenadora de colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNESC) e do colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNIDAVI). Atua como conteudista de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, oralidade, processos de autoria e metodologias ativas na educação superior. Tem experiência como professora no Ensino Fundamental - anos finais, no Ensino Médio e no Ensino Superior.

Referências

AGUIAR, Lucas. C. Ver, julgar, agir e rever para acolher: uma abordagem sociocognitiva no ensino de português brasileiro como língua de acolhimento. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/41811. Acesso em: 16 de julho de 2024.

BARBOSA, Lúcia M. A.; BERNARDO, Mirelle A. S. A importância da língua na integração dos/as haitianos no Brasil. In: CAVALCANTI, Leonardo; TONHATI, Tânia; DUTRA et al. (orgs.). A imigração haitiana no Brasil: características sócio-demográficas e laborais na região sul e no Distrito Federal: Brasília: OBMIGRA, 2016, cap. IX, p. 133-143. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/images/publicacoes/A_imigra%C3%A7%C3%A3o_Haitiana_no_Brasil_Caracter%C3%ADsticas_Demogr%C3%A1ficas_na_regi%C3%A3o_Sul_e_no_Distrito_Federal.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.

BALZAN, Carina F. P. et al. Os desafios no acolhimento e no ensino de língua portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados na educação básica. Gragoatá, Niterói, v. 28, n. 60, p. 1-29, jan./abr. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gragoata/a/RrXs5PDCTBsBC6Dp66Czr6G/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 out. 2023.

BARROS, José D´Assunção Barros. A revisão bibliográfica: uma dimensão fundamental para o planejamento da pesquisa. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 11, n. 2, p. 103-111, jul./dez. 2009.

CAMPELO, Maria L. B. Português língua de acolhimento: impactos de um curso de extensão para a comunidade externa na Universidade Federal do Piauí. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada), Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41485. Acesso em: 30 out. 2023.

CARVALHO, Arielle A. A importância da criação de cursos de língua portuguesa voltadas para a recepção dos refugiados no estado brasileiro. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 8, p. 1614-1628, ago. 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11027/4729. Acesso em: 30 out. 2023.

CURSINO, Carla A. Discussões sobre formação de professoras/professores de PLAC em ações de voluntariado. Revista X – Universidade Federal do Paraná, Paraná, v. 18, n. 1, p. 64-90, 2023. Disponível em:

https://revistas.ufpr.br/revistax/article/download/88061/49190. Acesso em: 30 out. 2023.

CURSINO, Carla et al. Português brasileiro para migração humanitária (PBMIH): reflexões linguísticas e pedagógicas para o ensino de PLE em contexto de migração e refúgio. In: RUANO, Bruna Pupatto; SANTOS, Jovania Maria Perin; SALTINI, Lygia Maria Leite (orgs.). Cursos de português como língua estrangeira no CELIN-UFPR: práticas docentes e experiências em sala de aula. Curitiba: Ed. UFPR, 2016, p. 317-336.

HADDAD, Maísa R. Quem fala a língua de acolhimento?: um estudo sobre refúgio e decolonialidade. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguística), Programa de Pós-Graduação em Linguística, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14065. Acesso em: 30 out. 2023.

KROEF, Renata F. S.; GAVILLON, Póti; RAMM, Laís V. Diário de campo e a relação do(a) pesquisador(a) com o campo-tema na pesquisa intervenção. Estudos e Pesquisas e Psicologia, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 464-480, maio./ago. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v20n2/v20n2a05.pdf. Acesso em: 02 nov. 2023.

MIRANDA, Yara Carolina Campos de; LOPEZ, Ana Paula de Araújo. Considerações sobre a formação de professores no contexto de ensino de português como língua de acolhimento. In: FERREIRA, Luciane Corrêa et al. (orgs.). Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico Produção Editorial, 2019, p. 17-40.

PEDROSO, Renata C. Ensino de português como língua de acolhimento: parâmetros e perspectivas a partir da análise de materiais didáticos. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada), Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/258029/001168388.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 out. 2023.

PRODANOV, Cléber; FREITAS, Ernani C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUEIROZ, Francisco L. O. Português como língua de ‘acolhimento’: ressituando o conceito. Pensares em Revista, São Gonçalo, n. 27, p. 166-191, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/74157/45957. Acesso em: 30 out. 2023.

______Geo-Ontoepistemologias decoloniais: educação linguística e ‘Português como Língua de Acolhimento’. 2022. 241 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens), Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4962. Acesso em: 30 out. 2023.

RUANO, Bruna P.; CURSINO, Carla A. Passarela: reflexões sobre português como língua de acolhimento para fins acadêmicos. In: KUHN, Tanara Zingano et al. Português língua pluricêntrica: das políticas às práticas. São Paulo: Pontes Editores, 2022, cap. 3, p. 60-93. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Tanara-Zingano-Kuhn/publication/369526105_Portugues_lingua_pluricentrica_das_politicas_as_praticas/links/64232a2e92cfd54f8435631b/Portugues-lingua-pluricentrica-das-politicas-as-praticas.pdf#page=60. Acesso em: 30 out. 2023.

______Multiletramentos e o second space no ensino-aprendizagem de PLAC: da teoria à prática. In: FERREIRA, Luciane Corrêa et al. (orgs.). Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico Produção Editorial, 2019, p. 41-63.

SILVEIRA, Denise T.; CÓRDOVA, Fernanda P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana E.; SILVEIRA, Denise T. (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, unidade 2, p. 31-42. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf> Acesso em: 05 nov. 2023.

SOARES, Morgana M. P. Acolhimento linguístico em curso: português para refugiados. 2019. 187 f. Tese (Doutorado em Estudos da Língua), Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/16934. Acesso em: 30 out. 2023.

TARQUINIO, Márcia C. V. Desafios do acolhimento linguístico de imigrantes haitianos em Florianópolis: análise crítica da mediação de intérpretes. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução), Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 202. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/220441/PGET0496-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 30 out. 2023.

TEDESCO, A. L., STRIEDER, R., & LACERDA, T. E. de. Educação humanizadora e o uso das tecnologias. fólio - Revista De Letras, n. 11, v. 2, 2020.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VALLC, Mara L. ‘Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima’: português como língua de acolhimento para imigrantes. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25821. Acesso em: 30 out. 2023.

ZAMBRANO, Cora H. G. Acolher entre línguas: representações linguísticas em políticas de acolhimento para migrantes venezuelanos em Roraima. 2021. 226 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada), Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/39467. Acesso em: 30 out. 2023.

Publicado

2024-12-21

Como Citar

Sevegnani, D., & de Souza Schlichting, T. (2024). O abraço das palavras: o português como língua de acolhimento. fólio - Revista De Letras, 15(2), 83-101. https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.15370

Edição

Seção

DOSSIÊ