O abraço das palavras: o português como língua de acolhimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.15370

Palabras clave:

Imigrantes, Língua de acolhimento, Português como língua de acolhimento

Resumen

O português como língua de acolhimento relaciona-se à integração dos migrantes ao país acolhedor, pois volta-se às necessidades desses migrantes e às convenções sociais que eles precisam dominar em seu novo contexto de vida. Nessa direção, o objetivo geral deste estudo é refletir sobre o ensino de língua portuguesa a partir da perspectiva do português como língua de acolhimento. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, empreendida durante práticas de estágio curricular supervisionado do curso de Letras. Para a coleta dos dados, utilizou-se um diário de campo. A língua de acolhimento contribui para a integração à vida diária, pois as necessidades comunicativas dos imigrantes perpassam por diversos setores da vida, como educação, trabalho, saúde, moradia e relações pessoais. O papel do português como língua de acolhimento e seus impactos na integração de imigrantes relaciona-se, essencialmente, com a inserção, a interação, o entendimento das tradições culturais, competências para atividades cotidianas, como compras e negociações, ingresso no mercado de trabalho, dentre outras necessidades e anseios desses imigrantes na sociedade. Assim, esta pesquisa permitiu observar que o português como língua de acolhimento, diante das correntes migratórias, em território brasileiro, é relevante para atender às várias atuações sociais dos imigrantes em seu novo local de vivência.

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Biografía del autor/a

Daniel Sevegnani, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NEICA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD), associado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), onde atua principalmente na área da tradução, traduzindo teses, resumos, artigos e livros. 

Thais de Souza Schlichting, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Está realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURB) sob orientação da prof. Dra. Adriana Fischer. É doutora em Linguística (área de concentração Psicolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Faz parte dos grupos de pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Compreensão (UFSC) e do Grupo de Estudo de Alfabetização - GRUPA (UNESP). Coordena o Grupo de Estudos em Educação Linguística e Literária (FURB). Atualmente, é coordenadora de colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNESC) e do colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNIDAVI). Atua como conteudista de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, oralidade, processos de autoria e metodologias ativas na educação superior. Tem experiência como professora no Ensino Fundamental - anos finais, no Ensino Médio e no Ensino Superior.

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Publicado

2024-12-21

Cómo citar

Sevegnani, D., & de Souza Schlichting, T. (2024). O abraço das palavras: o português como língua de acolhimento. fólio - Revista De Letras, 15(2), 83-101. https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.15370