O abraço das palavras: o português como língua de acolhimento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.15370

Keywords:

Imigrantes, Língua de acolhimento, Português como língua de acolhimento

Abstract

Portuguese as a language of integration relates to migrants' integration into the host country, as it addresses their needs and the social conventions they must master in their new life context. In this regard, the general aim of this study is to reflect on the teaching of the Portuguese language from the perspective of Portuguese as a language of integration. To this end, a qualitative research study was conducted during supervised internship practices in the undergraduate Language and Literature program. A field journal was used for data collection. The language of integration contributes to integration into daily life, as immigrants' communicative needs span various sectors, such as education, work, health, housing, and personal relationships. The role of Portuguese as a language of integration and its impact on immigrant integration is essentially related to insertion, interaction, understanding of cultural traditions, and competence in everyday activities such as shopping, negotiations, and entering the job market, among other needs and aspirations of these immigrants in society. Thus, this research allowed for the observation that Portuguese, as a language of integration in the context of migratory flows within Brazilian territory, is relevant in addressing the various social roles of immigrants in their new place of residence.

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Author Biographies

Daniel Sevegnani, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NEICA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD), associado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), onde atua principalmente na área da tradução, traduzindo teses, resumos, artigos e livros. 

Thais de Souza Schlichting, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Está realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURB) sob orientação da prof. Dra. Adriana Fischer. É doutora em Linguística (área de concentração Psicolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Faz parte dos grupos de pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Compreensão (UFSC) e do Grupo de Estudo de Alfabetização - GRUPA (UNESP). Coordena o Grupo de Estudos em Educação Linguística e Literária (FURB). Atualmente, é coordenadora de colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNESC) e do colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNIDAVI). Atua como conteudista de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, oralidade, processos de autoria e metodologias ativas na educação superior. Tem experiência como professora no Ensino Fundamental - anos finais, no Ensino Médio e no Ensino Superior.

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Published

2024-12-21

How to Cite

Sevegnani, D., & de Souza Schlichting, T. (2024). O abraço das palavras: o português como língua de acolhimento. fólio - Revista De Letras, 15(2), 83-101. https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.15370