SOBREPOSIÇÕES DE VOZES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Ester Maria de Figueiredo Souza
  • Lúcia Gracia Ferreira
  • Marcone Araujo Higino

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2799

Resumo

Este artigo analisa uma proposta de prática de produção textual com o gênero artigo de opinião para o primeiro ano ensino médio do livro didático Português: Linguagens do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, edição 2013. Nossa análise mobiliza a noção de polifonia destacando os direcionamentos enunciativos dos autores do livro para extrair as possíveis sobreposições dos discursos que constituem o percurso de interação verbal na atividade de ensino de português, para afirmar a presença de juízos distintos entre o proposto e o realizado para a realização do produto final: produção textual. Concluímos, destacando a presença de três vozes que se sobrepõem: a do currículo escolar, a do professor e a do estudante, como modalizações especificas que caracterizam posicionamentos discursivos na aula de português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Maria de Figueiredo Souza

Doutora em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (GPLEd/CNPq). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Lúcia Gracia Ferreira

Doutora em Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (GPLEd/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ( UFRB).

Marcone Araujo Higino

Mestrando em Letras: cultura, educação e linguagens (PPGCEL) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Downloads

Publicado

2018-02-14

Como Citar

Souza, E. M. de F., Ferreira, L. G., & Higino, M. A. (2018). SOBREPOSIÇÕES DE VOZES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. fólio - Revista De Letras, 9(2). https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2799

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados