ERGOLINGUÍSTICA E TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: APORTE METODOLÓGICO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO FORMATO DE ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.9081Palavras-chave:
COVID-19; Estágio; Dialogia; Ergolinguística; Linguagem.Resumo
Este trabalho situa noções da Teoria Dialógica da Linguagem e da Ergolinguística como moldura interpretativa para o fenômeno do estágio supervisionado dos cursos de licenciatura no contexto da pandemia da Covid-19. Especifica esse estágio na modalidade de ensino remoto, adotando a conceituação de Souza e Ferreira (2020) e, a partir desse conceito, abordam-se bases teóricas e metodológicas para investigar esse fenômeno, por meio da problematização de noções inseridas no pensamento bakhtiniano e na Ergolinguística, como linguagem e trabalho. Postula-se um movimento de confluência dessas duas bases conceituais para interpretar os processos de interação verbal em situações de ensino e aprendizagem da aula como gênero do discurso. Reflete-se sobre a etnografia virtual para a realização das atividades de estágio na pandemia. Corrobora-se com a compreensão de que a prática pedagógica autorreflexiva intensifica a apropriação da docência em sua dimensão discursiva, sendo a dimensão da linguagem como trabalho a matriz orientadora.
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