O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ALTERIDADE DOCENTE: A QUESTÃO DA LINGUAGEM E OS MEIOS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5541

Palavras-chave:

Linguagem; Formação humana; Alteridade; Tecnologias digitais; Educação a distância.

Resumo

Este estudo versa sobre a linguagem utilizada na formação humana em processos educativos, tem por  objetivo  refletir sobre a relação entre linguagem e formação humana em meios digitais, a partir de como as relações intersubjetivas podem apresentar dois aspectos: se forem de alteridade, por meio da linguagem, podem afetar o outro em sua singularidade e fazê-lo sentir-se acolhido e reconhecido, ou em segundo aspecto, o outro ao perceber-se tolerado e assim excluído, sentir-se negado. A discussão é orientada pela análise de conteúdo em pesquisa exploratória bibliográfica à luz do pensamento teórico dos autores Nadja Hermann, Mikhail Bakhtin, Ricardo Hack, principalmente. Em diálogo com esses autores, foram realizados levantamentos dos conceitos, oriundos e circulantes pela Educação a distância – EaD. Ao final deste estudo, foi averiguado a maneira como uma perspectiva dialógica pode contribuir com o contexto EaD, principalmente no que se refere à linguagem no desenvolvimento formativo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deysi Maia Clair Kosvoski, Universidade Federal de Santa Catarina (Unoesc)

Mestranda em Educação (Unoesc). Especialista em Linguagens e Educação a Distância (Ufsc). Professora da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Sara Farias da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Professora da Ufsc. Pesquisadora convidada na Universidade de Montréal (UDEM).

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Kosvoski, D. M. C., & Silva, S. F. da. (2020). O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ALTERIDADE DOCENTE: A QUESTÃO DA LINGUAGEM E OS MEIOS DIGITAIS. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5541