O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ALTERIDADE DOCENTE: A QUESTÃO DA LINGUAGEM E OS MEIOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5541Palavras-chave:
Linguagem; Formação humana; Alteridade; Tecnologias digitais; Educação a distância.Resumo
Este estudo versa sobre a linguagem utilizada na formação humana em processos educativos, tem por objetivo refletir sobre a relação entre linguagem e formação humana em meios digitais, a partir de como as relações intersubjetivas podem apresentar dois aspectos: se forem de alteridade, por meio da linguagem, podem afetar o outro em sua singularidade e fazê-lo sentir-se acolhido e reconhecido, ou em segundo aspecto, o outro ao perceber-se tolerado e assim excluído, sentir-se negado. A discussão é orientada pela análise de conteúdo em pesquisa exploratória bibliográfica à luz do pensamento teórico dos autores Nadja Hermann, Mikhail Bakhtin, Ricardo Hack, principalmente. Em diálogo com esses autores, foram realizados levantamentos dos conceitos, oriundos e circulantes pela Educação a distância – EaD. Ao final deste estudo, foi averiguado a maneira como uma perspectiva dialógica pode contribuir com o contexto EaD, principalmente no que se refere à linguagem no desenvolvimento formativo humano.
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