(RE)PENSANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POR UMA PRÁTICA LETRADA

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DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7379

Palavras-chave:

EJA; Leitura; Letramento

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de leitura na Educação de Jovens e Adultos (pós-alfabetização) buscando compreender o que é ler, quais os focos dessa prática e sua relevância para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Refletimos sobre a necessidade de ressignificação do conceito de leitura com o intuito de ampliarmos nossas concepções e (re)pensarmos nossas práticas cotidianas em sala de aula possibilitando a formação de leitores para uma prática letrada que os tornem capazes de interagir usando a linguagem de diferentes maneiras em diferentes ações e em diferentes grupos, sejam eles sociais, culturais etc. Realizamos um breve histórico da EJA nos apoiando nos estudos de Arroyo (2005); tomamos por base os conceitos de leitura trazidos por Arroyo (2005), Kleiman (1999, 2013), Silva (1999, 2002), Soares (2003) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998); e por fim, nos apoiamos em Kleiman (1998, 2005), Silva 1999), Soares (1998), e Rojo (2009) para tratar do letramento. Mantendo como proposta (re)pensar a leitura nas turmas de Educação de Jovens e Adultos percebemos que o processo de formação de leitores nesta modalidade de ensino será mais prazerosa e significativa e, consequentemente, obterá melhores resultados se forem levados em consideração os contextos sócio-históricos em que estes sujeitos estão inseridos.

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Biografia do Autor

Itana Sousa da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2021-02-15

Como Citar

Sousa da Silva, I., & Campos, L. . S. . (2021). (RE)PENSANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POR UMA PRÁTICA LETRADA. fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7379