REVISÃO TEXTUAL E GÊNERO ACADÊMICO TESE DE DOUTORADO: A NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS COMO CERNE DA INTERAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8218

Palavras-chave:

Revisão textual; Negociação; Gênero discursivo tese de doutorado.

Resumo

Na esfera acadêmica é intensa a produção de trabalhos, principalmente escritos, os quais devem estar adequados do ponto de vista da norma culta. Assim, para promover adequações linguístico-discursivas no texto, costuma ser necessária sua revisão textual. Diante disso, nosso principal objetivo é refletir sobre a relevância da negociação entre interlocutores para a construção de sentido, no processo de produção do gênero acadêmico tese de doutorado. Assim, selecionamos duas teses de doutorado, dando destaque a alguns excertos de cada uma, nos quais contêm interações sobre o sentido, comparando os mesmos trechos revisados com a versão pós-ajustes. Teoricamente, adotamos uma perspectiva textual, com base em autores como Costa Val (1999), Marcuschi (2008), Antunes (2010), entre outros, pois cremos que o revisor funda-se em recursos linguísticos na realização de seu trabalho, e uma perspectiva sociointeracionista bakhtiniana, uma vez que esse gênero possui caráter essencialmente dialógico, interacional e polifônico. Com base em nossas análises, salientamos, pois, a relevância da negociação entre autor e revisor, na etapa da revisão textual, para a configuração do gênero discursivo tese de doutorado, principalmente porque o diálogo representa um caráter constitutivo da própria linguagem e essencial para a efetivação do sentido.

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Biografia do Autor

Patrícia Souza Lemos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Mestre em Linguística pela mesma Instituição.

Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Lemos, P. S., & Pereira, M. H. de M. (2021). REVISÃO TEXTUAL E GÊNERO ACADÊMICO TESE DE DOUTORADO: A NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS COMO CERNE DA INTERAÇÃO. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8218