UM ESTUDO SOBRE OS ESTEREÓTIPOS EM REDAÇÕES DO ENEM
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.8926Palavras-chave:
Argumentação, Estereótipos, Gênero redação do ENEMResumo
O objetivo deste trabalho é investigar a construção de estereótipos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio que versaram sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.” Do ponto de vista metodológico, o corpus deste artigo é composto por duas redações avaliadas com notas distintas (660 e 1000 pontos). A análise mostrou que os estereótipos mobilizados na redação nota 660 dialogam com enunciados anteriores caracterizados por reproduzirem discursos preconceituosos, excludentes e racistas. Por outro lado, os estereótipos construídos na redação que obteve nota máxima respondem a enunciados do campo da ciência e, portanto, fazem parte do universo de crenças e valores de muitos intelectuais. Desse modo, a investigação realizada neste trabalho demonstra a relevância, tanto do ponto de vista de acesso à universidade como do desenvolvimento de uma cosmovisão mais democrática e inclusiva, de se trabalhar estereótipos nas propostas de produção textual do gênero redação.
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