GOOGLE MEET

UM ESPAÇO POTENTE PARA UMA ATITUDE MEDIADORA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10820

Keywords:

Educação crítica; Espaço de tensão; Interação; Sala virtual.

Abstract

Google Meet é um serviço de chamadas por vídeo oferecido pela empresa Google. Essa ferramenta digital foi utilizada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) como uma das possibilidades para dar continuidade às aulas no Ensino Remoto Emergencial (ERE), uma vez que, em decorrência da necessidade de isolamento físico devido à pandemia de covid-19, as atividades presenciais foram paralisadas. Assim, este trabalho objetiva apresentar um conjunto de análise e reflexões sobre as potencialidades do Google Meet, especialmente em cursos de formação inicial de professores de línguas. A metodologia adotada na pesquisa desenvolvida foi a de revisão bibliográfica e de análise qualitativa. À luz de alguns conceitos teóricos, como educação crítica (FREIRE, 1987) e interação (SILVA, 2001), voltamos nosso olhar para as possibilidades de uso de alguns recursos do Google Meet em uma aula virtual, principalmente aqueles que nos parecem profícuos para a criação de um espaço de tensão potente, alicerçados em uma atitude mediadora do professor. À guisa da conclusão, evidenciamos a relevância de o docente experimentar e conhecer esses recursos, objetivando utilizá-los de maneira produtiva, para que a ferramenta não se torne simples meio de transposição, do presencial para o virtual, de uma aula que se mantém bancária.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia de Leon Carriconde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

References

AJUDA DO GOOGLE MEET. Iniciar uma videochamada educacional. supportgoogle.com. s/d. Disponível em: https://support.google.com/edu/classroom/answer/9776888?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop#zippy=%2Cconfigurar-uma-videochamada-no-google-sala-de-aula Acesso em: 22 out. 2021.

AJUDA DO GOOGLE MEET. Adicionar coorganizadores no Google Meet. supportgoogle.com. s/d. Disponível em: https://support.google.com/meet/answer/10885841?hl=pt-BR Acesso em: 25 out. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase Acesso em: 15 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação Portaria n° 329, de 11 de março de 2020. Disponível em:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-329-de-11-de-marco-de-2020-247539570 Acesso em: 5 set. 2021.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

DICIONÁRIO ON-LINE DE PORTUGUÊS. Disponível em:

https://www.dicio.com.br/perturbar/ Acesso em: 18 out. 2021.

FREIRE, Paulo. A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 37- 49 .

GOOGLE. Escolha a edição ideal para sua instituição. edu.google.com. Disponível em: https://edu.google.com/intl/ALL_br/products/workspace-for-education/editions/ Acesso em: 18 out. 2021.

PROGRAMADORES BRASIL. Google Meet encerra chamadas de vídeo em grupo ilimitadas para usuários gratuitos. Saiba mais. programadoresbrasil.com.br. 14 julho de 2021. Disponível em: https://programadoresbrasil.com.br/2021/07/google-meet-encerra-chamadas-de-video-em-grupo-ilimitadas-para-usuarios-gratuitos/ Acesso em: 22 out. 2021.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: a educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande /MS, setembro de 2001, p. 1-20. Disponível em:

http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/80725539872289892038323523789435604834.pdf Acesso em: 3 ago. 2021.

SUPPORT GOOGLE. Comparar as edições do Google Workspace. s/d. Disponível em: https://support.google.com/a/answer/6043385 Acesso em: 27 set. 2021

UFMS. Reitoria. Portaria n° 405, de 16 de março de 2020. Campo Grande-MS, 2020a. Disponível em: https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=389814 Acesso em: 5 set. 2021.

UFMS. Reitoria. Portaria n° 540, de 5 de maio de 2020 (*) - versão republicada. Campo Grande-MS, 2020b. Disponível em: https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2020/05/SEI_UFMS-1940816-Republica%C3%A7%C3%A3o-Portaria-540-GAB-RTR-1.pdf Acesso em: 5 set. 2021.

UFMS. Cograd. Resolução 228, de 13 de agosto de 2020. Campo Grande-MS, 2020c. Disponível em: https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=401550 Acesso em: 5 set. 2021.

UFMS. Relatório de Acompanhamento de Ações durante o Ensino Remoto de Emergência: Versão 2.0 - atualizado em 27 de janeiro de 2021. Campo Grande-MS: UFMS, 2021a. Disponível em:

https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2021/02/Relat%C3%B3rio_Ensino-Remoto.pdf Acesso em: 5 set. 2021.

UFMS. Reitoria. Portaria nº 1.235-RTR/UFMS, de 19 de fevereiro de 2021. Campo Grande-MS, 2021b. Disponível em:

https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2021/02/Portaria-1.235_2021-UFMS.pdf Acesso em: 27 set. 2021.

VETROMILLE-CASTRO, Rafael. Língua como instrumento, língua para o poder: reflexões sobre papel do professor, tecnologias digitais e desenvolvimento linguístico. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MÓR, Walkyria. (Orgs.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 195-219.

Published

2022-08-26

How to Cite

de Leon Carriconde, L., & Sayuri Kawamoto Kanashiro, D. . (2022). GOOGLE MEET: UM ESPAÇO POTENTE PARA UMA ATITUDE MEDIADORA. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10820