O INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA NA VISÃO DOS PROFESSORES EM EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Patrícia Argôlo Rosa Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Abstract

Considerando a necessidade de ampliação do debate sobre o escopo do Inglês como Língua Franca na educação básica, o presente artigo traz para discussão a visão dos professores egressos do curso LEMI/PARFOR/UESC sobre suas concepções acerca do referido conceito. Através das contribuições teóricas de Jenkins (2006; 2009), Jordão (2014), Kachru (1985; 1994), McArthur (1992; 1999; 2001; 2004), Rajagopalan (2009; 2010; 2011; 2012a; 2012b), Seidlhofer (2001; 2003; 2005), Siqueira (2011; 2012; 2014; 2015) entre outros, o estudo, primeiramente, faz uma breve revisão bibliográfica de alguns dos termos a partir dos quais o inglês é denominado e, em seguida, discute as respostas dos professores aludidos com base nos pressupostos da análise de conteúdos de Bardin (1977). Os resultados revelam que mais de 50% dos respondentes desconhecem o termo. Dessa forma, entende-se que, embora as reflexões sobre esse novo desígnio do inglês estejam cada vez mais ganhando espaço no contexto do ensino-aprendizagem da língua e da formação docente inicial, urge a expansão destas reflexões na formação continuada e em outras esferas onde seja possível alcançar os professores em exercício.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patrícia Argôlo Rosa, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Assistente de Língua Inglesa do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Published

2018-02-24

How to Cite

Rosa, P. A. (2018). O INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA NA VISÃO DOS PROFESSORES EM EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. fólio - Revista De Letras, 8(1). Retrieved from https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2872