AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM
Abstract
Neste artigo, tratamos de questões teóricas e estudos realizados sobre a aquisição da linguagem de forma a pensar sobre a importância dos estudos cognitivos para a aprendizagem da leitura e da escrita. Iniciamos situando o estudo que será desenvolvido dentro dos estudos conexionistas sobre a cognição. Abordamos, primeiramente, os principais paradigmas da cognição, detalhando o paradigma conexionista, no qual nos inserimos. Relatamos alguns estudos já desenvolvidos sobre a linguagem de acordo com a perspectiva conexionista, de forma que o leitor possa compreender os pressupostos dessa teoria. Então, apresentamos uma descrição sobre a memória, detendo-nos na relação entre memória e aprendizagem. Procuramos refletir sobre a importância do professor compreender os processos cognitivos relacionados à memória e à aprendizagem, de forma a pensar na organização de estratégias mais eficientes de ensino, que levem o aluno a se tornar um leitor e um escritor proficiente na sua língua materna.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License