O DISCURSO DA MÍDIA SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES MILITARES
Abstract
O presente artigo trata da homossexualidade sob o enfoque discursivo. Esse trabalho objetiva investigar quais os sentidos sobre a homossexualidade no interior das instituições militares são evidenciados no discurso da mídia. A pesquisa se fundamenta nos pressupostos teórico-analíticos da Análise de Discurso, de linha francesa, a partir das contribuições teóricas de Pêcheux (2008) e da teórica brasileira, Eni Orlandi (2008) e dos aportes teóricos de Foucault (2009) sobre as questões referentes à sexualidade, entre outros. Observamos, nesse trabalho, em qual formação discursiva os enunciados da mídia se inscreveram para poder “dizer” sobre a homossexualidade, ou como um “desvio da norma heterossexual”, ou como uma “opção sexual” ou uma “orientação sexual”. Os resultados nos mostram que, de fato, os sentidos evidenciados no funcionamento do discurso da mídia são aqueles que se dão pela “interpelação ideológica militar”, circunscrita pela heteronormativa, tais como: “desvio de conduta”, “pecado”, “anormalidade” e “doença”.
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