DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE REFINO DE CORREÇÕES

Authors

  • Laura Márcia Luiza Ferreira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5126

Abstract

A avaliação em línguas é indissociável do ensino. A constante expansão dos exames de larga escala gera informações sobre avaliação que podem ser apropriadas por professores de línguas para potencializar sua prática docente. Neste texto, discuto a noção de letramento em avaliação de línguas, bem como os conceitos-chave validade e confiabilidade. Em seguida, apresento um protocolo de refino de correção e argumento como esta prática pode desenvolver a conhecimento por parte dos avaliadores sobre seu comportamento de atribuição de notas às respostas abertas, uma vez que a partir a análise das notas e o refino das correções podem ser uma grande oportunidade para tomada de consciência dos avaliadores sobre suas crenças, seus preconceitos, seus conceitos de ensino-aprendizagem de língua, dentre outros, que são mobilizados no momento de atribuição de notas.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Laura Márcia Luiza Ferreira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

Doutora em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Professora Adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Published

2019-08-25

How to Cite

Ferreira, L. M. L. (2019). DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE REFINO DE CORREÇÕES. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5126

Issue

Section

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados