DINAMIZANDO O ENSINO DE INGLÊS EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO ATRAVÉS DO INSTAGRAM DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7423Keywords:
Ensino-aprendizagem; Instagram; Língua inglesa; PandemiaAbstract
Este trabalho apresenta a proposta do UESC English in quarantine, ação do projeto de extensão “Dinamizando o Ensino de Língua Inglesa” da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que aborda o ensino de inglês e promove oportunidades de aprendizagem por meio das redes sociais durante a pandemia. Baseando-se no referencial teórico de Costa (et al., 2015), Gohn (1999), Nunan (1989), Walsh (2005), Atkinson (1987), Stibbard (1998) e Ardichvili (2008), discutem-se as experiências de ensino na rede social e desenvolve-se uma compreensão inicial dos desafios e potencialidades envolvidos neste processo. Metodologicamente a ação acontece, exclusivamente, através do Instagram, por meio de atividades que oportunizam interações na língua-alvo, pela utilização de diversas ferramentas disponibilizadas nessa plataforma digital. Mediante o desenvolvimento das atividades, constataram-se as potencialidades de uso do Instagram para o ensino de inglês promovendo a interação na língua-alvo com os seguidores-participantes, além de evidências de construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa utilizando-se essa plataforma.
Downloads
References
ALORAINI, N. Investigating Instagram as an EFL Learning Tool Arab World English Journal (AWEJ) Special Issue on CALL Number 4. July 2018 Pp. 174-184 DOI: https://dx.doi.org/10.24093/awej/call4.13
ANJOS, F. A. dos. Desestrangeirizar a língua inglesa: um esboço da política linguística – Cruz das Almas/BA : UFRB, 2019. 116 p.
ARDICHVILI, A. Learning and knowledge sharing in virtual communities of practice: motivators, barriers, and enablers. Advances in Developing Human Resources. 10(4), 541-554, 2008. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1523422308319536
ATKINSON, D. The mother tongue in the classroom: a neglected resource? ELT Journal, Oxford, v. 41, n. 4, p. 241-247, Oct. 1987.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BARBOSA, C.et.al. Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira por alunos chineses na Universidade de Aveiro Revista Latino-americana de Tecnología Educativa, 16(1), 2017 http://dx.medra.org/10.17398/1695-288X.16.1.21
BRASIL. Ministério da Educação. Perguntas e respostas. Conselho Nacional de Educação esclarece principais dúvidas sobre o ensino no país durante pandemia do coronavírus. Publicado na Terça-feira, 31 de mar. de 2020, 17h54. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/87161-conselho-nacional-de-educacao-esclarece-principais-duvidas-sobre-o-ensino-no-pais-durante-pandemia-do-coronavirus. Acesso: 11 de maio de 2020.
CARVALHO, I. UESC english. Estesinversos. Itabuna/Ilhéus. Sem data. Disponível em: <https://sites.google.com/site/estesinversos/uesc-english Acesso em: 10 de maio de 2020.
COSTA, C., et.al. The use of Web 2.0 tools by students in learning and leisure contexts: a study in a Portuguese institution of higher education. Technology, Pedagogy and Education, 25(3), 377–394, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/1475939X.2015.1057611. Acesso: 11 de junho de 2020.
COMO ORGANIZAR O FEED DO INSTAGRAM COM UM VISUAL ENCANTADOR. Canva. Sem data. Disponível em: Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/aprenda/feed-instagram/. Acesso em: 17.07.20.
GOHN, M.D.G. Educação não-formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 1999.
HANDAYANI, F. Students’ attitudes towards using instagram in teaching writing. JURNAL EDUCATIVE: Journal of Educational Studies Vol 2, No 1, Januari-Desember 2017.
KEMP, S. Digital around the world 2020. We are Social. 23 de abr. de 2020. Disponível em: < https://wearesocial.com/blog/2020/04/digital-around-the-world-in-april-2020>. Acesso em 17/07/2020
KHALITOVA, L., GIMALETDINOVA, G. Mobile Technologies in Teaching English as a Foreign Language in Higher Education: A Case Study of Using Mobile Application Instagram Paper presented at the 9th Annual International Conference of Education, Research and Innovation (iCERi), Seville, Spain, 2016 — Pp. 6155-6161. doi: 10.21125/iceri.2016.0395
LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and principles in language teaching. 2 nd ed. Oxford: Oxford University Press, 2000.
LEFFA, Vilson. Redes sociais: ensinando línguas como antigamente. In: ARAÚJO, J.; LEFFA, W. (orgs.) Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de Linguistica Aplicada: A natureza social e a educação dos professores de ensino, aprendizagem de línguas. Campinas, São Paulo, Mercado de Letras, 1996.
NUNAN, D. Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1989
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In.: ROJO, R. MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
RODRIGUES, S. Wiki é um sucesso. Veja. 19 de fev. De 2017. Disponível em: https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/wiki-e-um-sucesso-mas-o-que-e-wiki/ Acesso: 24 de jun. de 2020
STIBBARD, R. The principle use of oral translation in foreign language teaching. In: MALMKJAER, K. (org.) Translation & Language Teaching: Language Teaching & Translation. Manchester: St. Jerome Publishing, 1998, p. 69-76.
SIGNIFICADO DOS EMOJIS E EMOTICONS. Dicionário Popular. Sem data. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/significado-dos-emoticons-emojis/. Acesso em: 17 de abr. de 2020.
TENDÊNCIA: conheça o Card Design. Homem máquina. 11 de jul. de 2014. Disponível em: https://www.homemmaquina.com.br/card-design/ Acesso em: 17 de jul. de 2020
WALSH, C. La interculturalidad en la educacion. Ministerio de Educacion. Biblioteca Nacional. Peru. 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.