AUTONOMIA E O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS

Autores

  • Claudio Franco Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8289

Palavras-chave:

recursos digitais, ensino de inglês, autonomia, teoria da complexidade

Resumo

O presente artigo, organizado em duas partes, busca oferecer subsídios teóricos e práticos ao focalizar o uso de recursos digitais no desenvolvimento da autonomia dos agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de inglês. Na primeira parte, de natureza teórica, orientados pela teoria da complexidade, propomos oferecer uma breve visão do conceito de autonomia como sistema adaptativo complexo. Na segunda parte, de natureza prática, buscamos apresentar possíveis usos de diversos recursos digitais, disponíveis gratuitamente na internet, que possam contribuir positivamente para a promoção da autonomia de professores e aprendizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Franco, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado do Setor de Inglês do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Pesquisador do Projeto LingNet (UFRJ).

Referências

ANDERSON, Terry. Modes of interaction in distance education: recent developments and research questions. In: MOORE, Michael Grahame; ANDERSON, William G. (Orgs.) Handbook of distance education. Lawerence Enbawm Associates, 2003.

BENSON, Phil. The philosophy and politics of learner autonomy. In: BENSON, Phil; DICKINSON, Leslie. Self-instruction in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

BRUCE, Bertram C.; HOGAN, Maureen P. The disappearance of technology: toward and ecological model of literacy. In: REINKING, David; MCKENNA, Michael C.; LABBO, Linda D.; KIEFFER, Ronald D. (Orgs.) Handbook of literacy and technology: transformations in a post-typographical world. Hillsdale: Erlbaum, 1999.

DICKINSON, Leslie. Self-instruction in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

FRANCO, Claudio de Paiva. Autonomia na aprendizagem de inglês: um estudo com nativos digitais sob as lentes do caos e da complexidade. 2013. 201f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013. Disponível em: http://claudiofranco.com.br/media/tese-claudiofranco.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

HAYTHORNTHWAITE, Caroline; Community development among distance learners: temporal and technological dimensions. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 6, i. 1, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2000.tb00114.x Acesso em: 18 dez. 2020.

HOLEC, Henri. Autonomy and foreign language learning. Oxford: Pergamon, 1981.

HOLEC, Henri. Learner training: meeting needs in self-directed learning. In: ALTMAN, H. B.; JAMES, C. V. (Orgs.) Foreign language learning: meeting individual needs. Oxford: Pergamon, 1980.

HOLEC, Henri. On autonomy: some elementary concepts. In: RILEY, P. (Org.) Discouse and learning. London: Longman, 1985.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, Oxford, v. 18, n. 2, 141-165, 1997.

LITTLE, David. Learner autonomy: definitions, issues and problems 1. Dublin: Authentic, 1991.

OXFORD, Rebecca L. Toward a more systematic model of L2 learner autonomy. In: PALFREYMAN, David; SMITH, Rirchard C. (Orgs.) Learner autonomy across cultures: language education perspectives. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1057/9780230504684_5. Acesso em: 18 dez. 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Autonomia e complexidade. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, 77-127, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15628. Acesso em: 18 dez. 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A www e o ensino de Inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 93-116, 2001. Disponível em: http://www.veramenezes.com/www.htm. Acesso em: 18 dez. 2020.

PENNYCOOK, Alastair. Cultural alternatives and autonomy. In: BENSON, Phil: VOLLER, Peter (Orgs.) Autonomy and independence in language learning. New York: Addison Wesley Longman, 1997.

ROGERS, C. R. Freedom to learn. Colombus: Charles E. Merril, 1969.

TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; FRANCO, Claudio de Paiva. Ensino de leitura em língua portuguesa: de concepções teóricas a propostas de atividades didáticas. In: MOLLICA, Maria Cecília (Org.) Linguagem em Contextos. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 64-77, 2014.

VOLLER, Peter (Org.) Autonomy and independence in language learning. New York: Addison Wesley Longman, 1997.

WARSCHAUER , Mark. A developmental perspective on technology in language education. TESOL Quarterly, v. 36, n. 3, p. 453-475, 2002. Disponível em: http://education.uci.edu/uploads/7/2/7/6/72769947/developmental1.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Franco, C. (2021). AUTONOMIA E O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8289