O DIÁRIO DE LEITURAS COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10460Palabras clave:
Ensino Superior; Diário de leituras; Aprendizagem significativaResumen
O objetivo central deste artigo é discutir possibilidades didático-metodológicas alicerçando o gênero textual diário de leituras como dispositivo no Ensino Superior. A investigação se concentra em analisar as potencialidades acadêmico-científicas deste gênero para os estudantes da graduação. O suporte teórico-metodológico contempla a imersão na definição bakhtiniana de gênero discursivo, a partir da concepção de gênero como instrumento mediador, nas contribuições da linguística textual para os estudos da textualidade e textualização e na teoria de David Ausubel (1963; 1968) sobre a aprendizagem significativa. A partir do aporte teórico e análise de fragmentos de textos diarísticos que foram produzidos por estudantes de graduação, foi desenvolvido um quadro sequencial de vivências didáticas visando o aprimoramento de múltiplas aprendizagens significativas no contexto universitário. O trabalho revelou tanto as dificuldades oriundas do processo de ensino-aprendizagem dos graduandos, assim como a possibilidade de ampliação das práticas de letramento acadêmico, da competência metagenérica e da construção de conhecimentos na universidade.
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