O DIÁRIO DE LEITURAS COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10460

Palabras clave:

Ensino Superior; Diário de leituras; Aprendizagem significativa

Resumen

O objetivo central deste artigo é discutir possibilidades didático-metodológicas alicerçando o gênero textual diário de leituras como dispositivo no Ensino Superior. A investigação se concentra em analisar as potencialidades acadêmico-científicas deste gênero para os estudantes da graduação. O suporte teórico-metodológico contempla a imersão na definição bakhtiniana de gênero discursivo, a partir da concepção de gênero como instrumento mediador, nas contribuições da linguística textual para os estudos da textualidade e textualização e na teoria de David Ausubel (1963; 1968) sobre a aprendizagem significativa. A partir do aporte teórico e análise de fragmentos de textos diarísticos que foram produzidos por estudantes de graduação, foi desenvolvido um quadro sequencial de vivências didáticas visando o aprimoramento de múltiplas aprendizagens significativas no contexto universitário. O trabalho revelou tanto as dificuldades oriundas do processo de ensino-aprendizagem dos graduandos, assim como a possibilidade de ampliação das práticas de letramento acadêmico, da competência metagenérica e da construção de conhecimentos na universidade.

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Biografía del autor/a

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutorado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE).  Líder do ITESI/CNPq.

Renata Ferreira Rios, Universidade de Pernambuco

Professora Titular da Universidade de Pernambuco (UPE).  Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFGO). 

Citas

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Publicado

2022-08-26

Cómo citar

Karlo-Gomes, G., & Rios, R. F. (2022). O DIÁRIO DE LEITURAS COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10460

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados