NOVO ENSINO MÉDIO

ENTRE A LIBERDADE INCONDICIONAL DOS SUJEITOS NA ESCOLHA DO ITINERÁRIO FORMATIVO E A NECESSIDADE SÓCIO-HISTÓRICA DE REPRODUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10485

Palavras-chave:

Des) responsabilização; Formação Técnica; Novo Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar o discurso sobre a livre escolha, por parte dos jovens estudantes, do itinerário formativo profissionalizante/técnico presente nas propagandas do Novo Ensino Médio. Para tanto, utilizam-se os pressupostos teóricos metodológicos da Análise do Discurso pecheutiana, ancorada no Materialismo histórico dialético. Como corpus discursivo de análise, são utilizadas as propagandas governamentais que começaram a circular na grande mídia televisiva, aproximadamente um mês depois da Media Provisória que instituiu o Novo Ensino Médio, a MP 746, de 23 de setembro de 2016. O referencial teórico escolhido possibilita demonstrar que, nas diferentes propagandas, há dizeres que apontam para a individualização das responsabilidades sociais do sujeito, apresentando o indivíduo como responsável pela decisão de seu futuro, pela escolha do itinerário formativo que vai realizar. Por fim, conclui-se que esse discurso tem como consequência o fato de que o sucesso ou insucesso posterior torna-se única e exclusivamente responsabilidade do próprio sujeito que fez suas escolhas correta ou erroneamente.

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Biografia do Autor

Lavoisier Almeida dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutor em Letras em Linguística e Literatura pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Membro do Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia (GEDON) e do projeto de pesquisa "Discurso, classes sociais e resistência: o fazer histórico do sujeito contemporâneo".

Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal de Alagoasn (Ufal)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Professora Associada 2 da Ufal.

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais - Xingó (ICS-Ufal) e do Grupo de Estudo Políticas Públicas: História e Discurso - GEPPHED (Cedu-Ufal).

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Santos, L. A. dos, Cavalcante, M. do S. A. de O. ., & Melo, V. (2022). NOVO ENSINO MÉDIO: ENTRE A LIBERDADE INCONDICIONAL DOS SUJEITOS NA ESCOLHA DO ITINERÁRIO FORMATIVO E A NECESSIDADE SÓCIO-HISTÓRICA DE REPRODUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10485