DO PACIENTE PROTOTÍPICO AO PACIENTE AGENTIVO: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DO PAPEL TEMÁTICO PACIENTE

Autores/as

  • Mariana Fagundes de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Resumen

O papel temático Paciente constitui objeto de estudo deste trabalho, cujos objetivos são caracterizá-lo e descrevê-lo – com base em dados de língua portuguesa, no domínio do predicador verbal, considerando o predicado global – em propriedades semânticas prototípicas e não-prototípicas, na perspectiva da Semântica Lexical e numa abordagem representacional ou mentalista. Na bibliografia sobre o assunto, o Paciente recebe definições variáveis, por vezes imprecisas. Neste estudo, é apresentada uma classificação para o Paciente, trabalhando com seis propriedades semânticas: afetado, experienciador, desencadeador, controle, intenção e causa. Desta forma, são propostos três tipos de Paciente: Paciente prototípico, Paciente experienciador e Paciente agentivo, num continuum que vai do Paciente mais prototípico ao Paciente menos prototípico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Fagundes de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Publicado

2018-03-08

Cómo citar

Oliveira, M. F. de. (2018). DO PACIENTE PROTOTÍPICO AO PACIENTE AGENTIVO: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DO PAPEL TEMÁTICO PACIENTE. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2901

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados