O DESPERTAR PARA A DIVERSIDADE CULTURAL: ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA A CRIANÇAS EM CONTEXTOS VARIADOS BRASILEIROS

Autores/as

  • Christianne Benatti Rochebois Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Resumen

O ensino/aprendizagem de língua francesa para crianças está presente no Brasil por meio de projetos acadêmicos universitários que unem ensino, pesquisa e extensão. A atual política linguística de ensino de línguas é contraditória, pois exige do estudante adulto universitário o domínio de línguas estrangeiras diversas, as quais ele não tem acesso no contexto escolar fundamental e médio. Neste artigo tratamos da abordagem “Despertar para as línguas” que nos inspira e está em plena expansão nos países europeus, de fatores contextuais que propiciam o desenvolvimento da aprendizagem de línguas estrangeiras às crianças – mas que podem concomitantemente ser redutores no contexto brasileiro – e finalmente, apresentamos como exemplo de ações pontuais, três projetos aplicados por universitários, docentes e discentes, em instituições escolares de diferentes regiões do país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Christianne Benatti Rochebois, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutora em Didactiques des langues et des cultures - Université Paris III Sorbonne-Nouvelle. Professora Adjunta de Didática de Línguas e Culturas, atuando na área de Língua Francesa na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Publicado

2018-03-09

Cómo citar

Rochebois, C. B. (2018). O DESPERTAR PARA A DIVERSIDADE CULTURAL: ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA A CRIANÇAS EM CONTEXTOS VARIADOS BRASILEIROS. fólio - Revista De Letras, 6(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3012

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados