FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSOR FACE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores/as

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Cirlei Izabel da Silva Paiva Universidade Paulistana

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5125

Palabras clave:

Formação de professor; Letramento Digital; Tecnologias digitais.

Resumen

RESUMO: Este artigo propõe uma reflexão sobre as interfaces entre formação inicial e continuada de professor e a utilização das tecnologias nesse processo. As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos e, consequentemente, devem fazer parte do processo de ensino-aprendizagem para que a escola se aproxime mais da realidade em estão inseridos os sujeitos que dela participam. Por meio de uma abordagem qualitativa, trazemos conceitos sobre discurso,  multimodalidade, letramento digital e formação de professores e, a partir desses, sugerimos o uso de dois aplicativos para a construção do conhecimento, seja na formação inicial, seja na continuada. A base teórica para este estudo foi Perrenoud (2000), Kensky (2014), Carmo (2003) e Xavier (2007) sobre o letramento digital, além de Dioníso e Vasconcelos (2013) e Maingueneau (2015) no que se refere à multimodalidade. Por darmos uma abordagem à interface entre a formação de professor e novas tecnologias, valemo-nos, também, de documentos oficiais, como o Parecer 9/2001 do Conselho Nacional de Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Leis de Diretrizes e Bases (1996), que subsidiam nossas reflexões. Pelo que apresentamos neste artigo, é possível afirmar que educação de qualidade depende de uma formação que concilie teoria e prática, levando o futuro professor a captar melhor as condições sociais, culturais, intelectuais de sua própria prática. E esse fato refletirá na prática docente na escola básica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professor; Letramento Digital; Tecnologias digitais.

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Biografía del autor/a

Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Cirlei Izabel da Silva Paiva, Universidade Paulistana

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Professora de Metodologia da Pesquisa e Ensino da Universidade Paulistana.

Publicado

2019-08-25

Cómo citar

Silva, S. L., & Paiva, C. I. da S. (2019). FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSOR FACE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5125

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados