FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSOR FACE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5125Palabras clave:
Formação de professor; Letramento Digital; Tecnologias digitais.Resumen
RESUMO: Este artigo propõe uma reflexão sobre as interfaces entre formação inicial e continuada de professor e a utilização das tecnologias nesse processo. As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos e, consequentemente, devem fazer parte do processo de ensino-aprendizagem para que a escola se aproxime mais da realidade em estão inseridos os sujeitos que dela participam. Por meio de uma abordagem qualitativa, trazemos conceitos sobre discurso, multimodalidade, letramento digital e formação de professores e, a partir desses, sugerimos o uso de dois aplicativos para a construção do conhecimento, seja na formação inicial, seja na continuada. A base teórica para este estudo foi Perrenoud (2000), Kensky (2014), Carmo (2003) e Xavier (2007) sobre o letramento digital, além de Dioníso e Vasconcelos (2013) e Maingueneau (2015) no que se refere à multimodalidade. Por darmos uma abordagem à interface entre a formação de professor e novas tecnologias, valemo-nos, também, de documentos oficiais, como o Parecer 9/2001 do Conselho Nacional de Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Leis de Diretrizes e Bases (1996), que subsidiam nossas reflexões. Pelo que apresentamos neste artigo, é possível afirmar que educação de qualidade depende de uma formação que concilie teoria e prática, levando o futuro professor a captar melhor as condições sociais, culturais, intelectuais de sua própria prática. E esse fato refletirá na prática docente na escola básica.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professor; Letramento Digital; Tecnologias digitais.
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