O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA HISTÓRIA COM A LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5139Palabras clave:
Formação de leitores; Mediação de leitura; Professores de Língua Portuguesa.Resumen
O enlace com a leitura depende, por vezes, do encontro com um mediador, que é aquele que faz a conexão entre livros e leitores. Em vista disso, este trabalho apresenta histórias de professoras de Língua Portuguesa com a leitura, objetivando uma reflexão sobre as relações que estabelecem em cada uma delas. É relevante entender como essas profissionais, que atualmente ocupam o papel de mediadoras na escola, constituíram sua própria relação com a leitura. Desse modo, questiona-se a existência de uma figura mediadora em suas experiências. Assim sendo, com base no recorte do corpus que compôs a dissertação de mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, enfocaram-se os depoimentos coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com docentes de Língua Portuguesa atuantes em duas escolas públicas do Paraná, embasadas na seguinte indagação: Como você se tornou um (a) leitor (a)? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo caracterizada como estudo de caso. Como resultados, observa-se que os percursos de formação leitora das professoras varia, pois ocorreram a partir de diferentes mediadores. Ademais, para algumas sua ocorrência se deu na infância, para outras na adolescência, ou mesmo somente após a entrada no curso de Letras. Portanto, percebe-se que não há idade para se tornar uma leitora, contudo, na história de algumas das participantes, os mediadores foram fundamentais para esse processo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia